Todas Notícias
Iúna vai sediar o JEES de fase regional de 05 a 10 de maio
24/04/2025
O município de Iúna vai sediar de 05 a 10 de maio a fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), a maior competição escolar com a participação de instituições municipais, estaduais e particulares do Estado.
Os jogos de handebol e futsal acontecerão no Ginásio Poliesportivo Prefeito Romeu Rios, já as modalidades vôlei e basquete serão no CEEFMTI Henrique Coutinho.
A abertura acontece no dia 05, às 13h, no Ginásio Poliesportivo.
Participam dessa competição diversas escolas que foram classificadas na fase municipal que aconteceu em suas respectivas cidades, sendo elas Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.
Os vencedores passam para a fase estadual que acontece no SESC de Guarapari, de 30 de junho a 05 de julho para a categoria juvenil e de 07 a 12 de julho na categoria infantil. E por fim, os vencedores seguem para a competição nacional, que acontece de 09 a 26 de setembro para a categoria juvenil, em Brasília/DF, e de 05 a 28 de outubro para a categoria infantil, em Uberlândia/MG.
Setor de Comunicação Institucional
comunicação@iuna.es.gov.br
Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson
11/04/2025
No dia 11 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, data escolhida em homenagem ao dia do nascimento do médico britânico James Parkinson, responsável por descrever pela primeira vez a doença em 1817.
A doença afeta o sistema nervoso central, causando tremores, rigidez muscular, dificuldades motoras e alterações no equilíbrio.
Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas no mundo sofram com Parkinson, e no Brasil, cerca de 200 mil casos são registrados, principalmente em pessoas com mais de 60 anos.
Além dos sintomas motores, a doença também pode afetar o humor e as funções cognitivas, como memória e concentração. O tratamento envolve fisioterapia, terapia ocupacional e medicamentos, como a levodopa. A pesquisa científica é essencial para o avanço no tratamento e possível cura da doença.
Setor de Comunicação Institucional
comunicacao@iuna.es.gov.br