Todas Notícias
Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025
21/02/2025
Nessa quarta-feira (19), o governador Renato Casagrande lançou o “Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025”, destinando R$ 200 milhões para que os municípios realizem obras para prevenir e reduzir os impactos dos eventos climáticos extremos, garantindo a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio da comunidade.
O evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, reuniu autoridades estaduais e municipais, além de técnicos das prefeituras, aos quais compete a execução das obras.
Este ano, um dos requisitos para os municípios se habilitarem a receber recursos será a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Cidades Resilientes, que possibilita o apoio na elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos e Adaptação às Mudanças Climáticas.
Casagrande citou as ações prioritárias em áreas de risco. “Obras de contenção de encostas, implantação de barragens e macrodrenagem. Ou seja, iniciativas que vão nos ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas que estão acontecendo, como chuvas torrenciais, secas extremas ou alagamentos”. Destacou o governador.
Iúna já recebeu R$ 23 milhões do Fundo Cidades 2022/2023 e segue comprometida com o desenvolvimento sustentável e a segurança da população.
De Iúna, estiveram presentes a engenheira civil Dayane Guedes, a coordenadora da Defesa Civil Stefhany Gomes, a coordenadora de convênios e prestação de contas Viviane Oliveira e o coordenador administrativo de Gestão Planejamento e Finanças Joel Paulo Oliveira.