Todas Notícias


Informação

Dia mundial do combate à Meningite

24/04/2025

Todos, independente da idade podem ter MENINGITE. mas há um risco maior entre crianças de 5 anos, especialmente as menores de 1 ano de idade. 

A meningite é uma doença contagiosa causada por uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro. Ela pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos e o tratamento varia de acordo com a causa e o tipo da doença.

Meningite Viral – é a forma mais comum e mais branda da doença. Muitas vezes cura-se sozinha, sem necessidade de tratamento, com repouso, ingestão de muita água e remédios para aliviar a dor.

Meningite bacteriana – é a mais grave de todas, quando a bactéria entra na corrente sanguínea e vai até o cérebro. Pode ser causada por vários tipos de bactérias e também após uma fratura, infecção no ouvido ou (mais raramente) após uma cirurgia. O tratamento é feito com antibióticos receitados pelo médico para evitar complicações.

Meningite fúngica – é o tipo menos comum e pode levar ao quadro de meningite crônica. Seus efeitos são similares aos da meningite bacteriana, mas não é contagiosa. É tratada com fungicidas, que são receitados ao paciente somente em caso de confirmação da infecção por fungos.

Em casos ainda mais raros, a meningite pode ser causada por alergia a algum medicamento, reações químicas ou alguns tipos de câncer.

A forma mais eficaz de prevenir a meningite é por meio das vacinas (oferecidas gratuitamente pelo SUS na  sala de vacina do Posto Guanabara na sede e nos distritos), por isso, mantenha a caderneta de vacinação atualizada.

Por se tratar de uma doença contagiosa, medidas básicas de higiene também podem ajudar na prevenção, como lavar sempre as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos pessoais.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br