Todas Notícias


Informação

Doença "Mão-Pé-Boca"

20/03/2025

A Secretaria Municipal de Saúde alerta toda a população para os casos da doença “mão-pé-boca” que tem se espalhado nas crianças. Não há surto da doença no município, porém, todos devem ficar atentos aos sintomas.

A doença mão-pé-boca é uma infecção viral comum em crianças pequenas, causada por enterovírus, especialmente o Coxsackie A16. Ela provoca feridas na boca, mãos, pés e outras partes do corpo.

Os principais sintomas são febre alta, manchas ou bolhas dolorosas na boca, erupção avermelhada nas mãos, pés e região íntima, falta de apetite e irritabilidade. Deve-se procurar auxílio médico se a febre persistir por mais de 3 dias, a boca estiver seca, a urina seja escassa e as feridas da boca impeçam a alimentação.

A contaminação ocorre através de gotas de saliva e secreções respiratórias, contato com fezes infectadas ao trocar a fralda e objetos contaminados.

Os cuidados para proteger a criança vão desde higienização constante das mãos com água e sabão, evitar compartilhar talheres, copos e chupetas, desinfetar brinquedos e superfícies e manter a criança afastada da creche ou escola se estiver com os sintomas.

Não existe tratamento específico para a doença, mas os sintomas podem ser aliviados com analgésico, hidratação com água e líquidos frios, alimentos macios, manter repouso e evitar contato com outras crianças.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicação@iuna.es.gov.br

Institucional

Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025

21/02/2025

Nessa quarta-feira (19), o governador Renato Casagrande lançou o “Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas 2025”, destinando R$ 200 milhões para que os municípios realizem obras para prevenir e reduzir os impactos dos eventos climáticos extremos, garantindo a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio da comunidade.

O evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória, reuniu autoridades estaduais e municipais, além de técnicos das prefeituras, aos quais compete a execução das obras.

Este ano, um dos requisitos para os municípios se habilitarem a receber recursos será a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Cidades Resilientes, que possibilita o apoio na elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Casagrande citou as ações prioritárias em áreas de risco. “Obras de contenção de encostas, implantação de barragens e macrodrenagem. Ou seja, iniciativas que vão nos ajudar no enfrentamento das mudanças climáticas que estão acontecendo, como chuvas torrenciais, secas extremas ou alagamentos”. Destacou o governador.

Iúna já recebeu R$ 23 milhões do Fundo Cidades 2022/2023 e segue comprometida com o desenvolvimento sustentável e a segurança da população.

De Iúna, estiveram presentes a engenheira civil Dayane Guedes, a coordenadora da Defesa Civil Stefhany Gomes, a coordenadora de convênios e prestação de contas Viviane Oliveira e o coordenador administrativo de Gestão Planejamento e Finanças Joel Paulo Oliveira.