Todas Notícias
Iúna se prepara para a 12ª Festa do Café com programação repleta de atrações
17/07/2025
A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida toda a população e visitantes da região para a 12ª edição da Festa do Café, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto, na Região da Sede.
O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, celebra uma das maiores riquezas culturais e econômicas de Iúna: o café. A programação inclui atrações musicais, desfile de tratores, parque de diversões durante todos os dias da festa, encontro de carros antigos, kart e diversas atividades para toda a família.
Entre os shows confirmados, estão os nomes de Michele Freire, Filipe Fantin, Luiza Andrade, Breno & Bernardo, Thiarlys & Melina, Paula & Lavínia, Diego Marques, Forró Numa Boa, Os Carreteiros, entre outros artistas que prometem agitar os três dias de festa.
A Festa do Café é uma oportunidade de valorizar a tradição cafeeira do município, fomentar a economia local e promover a cultura regional por meio da música, do entretenimento e da confraternização entre famílias, produtores e visitantes.
A Prefeitura de Iúna reforça o convite e destaca que a entrada é gratuita. Participe dessa grande celebração da nossa cultura, tradição e sabor.
Setor de Comunicação Institucional
comunicacao@iuna.es.gov.br
Documentário "Antônio de Oliveira: 86 Anos em Uma Noite"
14/04/2025
Casa da Cultura recebe lançamento de documentário sobre o primeiro dentista de Iúna
Na última sexta-feira, 11 de abril, a Casa da Cultura de Iúna foi cenário para o lançamento do documentário "Antônio de Oliveira: 86 Anos em Uma Noite", roteirizado e dirigido por Anclebio Junior, com duração de 17 minutos.
Antônio de Oliveira (1905-1999) – avô de Anclebio, foi o primeiro dentista prático de Iúna, cuidando, entre outras pessoas importantes da época, do Juiz de Direito Dr. Amaral. Atuou também em olaria, serralheria, alambique e posto de combustível. De seus três casamentos (Rita, Deolinda e Teresa), teve 15 filhos, aos quais 12 estão vivos atualmente.
A cena principal do documentário retrata Antônio, um homem negro, caminhando sozinho pelas ruas do município no dia 24 de outubro de 1991, com auxílio de bengala, desde sua casa na Rua Maria Angélica Pagani até o Hospital. Cena a qual o narrador descreve “Seu Antônio de Oliveira, um homem negro, retinto, um bom sujeito, distinto. Aquele que só queria deixar mais bonito o sorriso da nossa gente, chega a seu destino de um dia sem sorrisos”.
O documentário teve participação dos filhos Áurea Oliveira, Rubria Oliveira e Geraldo Oliveira e da sobrinha Valdelina Guimarães. Além dos atores Cylas Martins (Antônio de Oliveira), Victor Batista, Eduarda Sarandy, Joana D'arc e Maria Valentina.
De acordo com Anclebio Junior, a data para o lançamento não poderia ser mais especial, por ser a mesma data de nascimento de Antônio de Olivera, 11 de abril, a qual está completando 120 anos.
O documentário está disponível no canal do YouTube Sabiá Criativo.
Setor de Comunicação Institucional
comunicacao@iuna.es.gov.br