Publicado por: Bruno Almeida Dias

Data de Publicação: 27/03/2025 às 10:14:48

Atualizado por: Bruno Almeida Dias dia 27/03/2025 às 10:17:23

Fonte da Informação: Secretaria Municipal de Agricultura

Nessa quarta-feira (26) a Secretaria de Agricultura de Iúna recebeu a visita do secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba, Samuel Dias Damasceno, juntamente com o subsecretário Adigar Rodrigues, para conhecerem a estrutura do laboratório de classificação e degustação de cafés.

Os servidores agendaram a visita com o secretário de Agricultura de Iúna, Adriano Ornelas, que não pôde estar presente, porém os técnicos Paulo Sérgio Prudente e Fernando Aparecido Batista Silveira e o representante da Associação de Cafés Especiais Marcio José Gomes recepcionaram os visitantes e apresentaram os maquinários que são utilizados, tais como torrador de até 15kg, moinho, torrador de amostras, boiler térmico, medidores de umidade e seladoras.

Visando o avanço de Ibatiba, o secretário veio para aprender e analisar como o laboratório funciona para poder implantar no município.

O laboratório do Poder Executivo está à disposição das Associações de Cafés Especiais e para que os produtores possam realizar a classificação e degustação de suas amostras antes da comercialização.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicação@iuna.es.gov.br

Origem das informações: https://iuna.es.gov.br/

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas:


foto noticia

28/03/2025

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável realiza primeira reunião do ano

Nessa quinta-feira (27) aconteceu, na Câmara Municipal, a primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Iúna. O encontro foi um momento importante para a eleição da Mesa Diretora e para as primeiras deliberações de equipamentos para as Associações Rurais.

No início de uma gestão municipal (2025-2028 atualmente), o prefeito é responsável por indicar o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para atuar por dois anos. Portanto, o prefeito Romário Batista Vieira indicou o atual subsecretário de Agricultura, Jasseir Alves Fernandes. O público presente foi a favor do indicado, e escolheram, ainda, Daiany Ribeiro de Souza como vice-presidente e Elinalva Aparecida de Carvalho Faria como secretária.

Atualmente, 25 Associações Rurais estão regulares no Conselho, outras 70 têm possibilidade de serem regularizadas. A prefeitura de Iúna, através da Secretaria de Agricultura, já adquiriu diversos equipamentos e máquinas pesadas que são destinados às Associações Rurais, contando, inclusive, com emendas parlamentares de deputados.

Antes dos equipamentos serem destinados às Associações, o Conselho analisa qual ou quais delas mais necessitam dos serviços no momento. Durante a reunião, foi aprovada a destinação de duas máquinas de beneficiar café (uma para a Associação Família Silveira e outra para a Associação Familiar dos Amigos e Família de Santa Clara) e dois secadores (um para a Associação Princesas do Agro e outra para a Associação comunitária de agricultores familiares da cabeleireira de São Cristóvão).

Estiveram presentes representante das Associações, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iúna e Irupi, do Sindicato Patronal de Iúna, do Incaper, do Idaf, outras organizações e alguns vereadores.

Setor de Comunicação Institucional

comunicação@iuna.es.gov.br

 


foto noticia

20/03/2025

Doença "Mão-Pé-Boca"

A Secretaria Municipal de Saúde alerta toda a população para os casos da doença “mão-pé-boca” que tem se espalhado nas crianças. Não há surto da doença no município, porém, todos devem ficar atentos aos sintomas.

A doença mão-pé-boca é uma infecção viral comum em crianças pequenas, causada por enterovírus, especialmente o Coxsackie A16. Ela provoca feridas na boca, mãos, pés e outras partes do corpo.

Os principais sintomas são febre alta, manchas ou bolhas dolorosas na boca, erupção avermelhada nas mãos, pés e região íntima, falta de apetite e irritabilidade. Deve-se procurar auxílio médico se a febre persistir por mais de 3 dias, a boca estiver seca, a urina seja escassa e as feridas da boca impeçam a alimentação.

A contaminação ocorre através de gotas de saliva e secreções respiratórias, contato com fezes infectadas ao trocar a fralda e objetos contaminados.

Os cuidados para proteger a criança vão desde higienização constante das mãos com água e sabão, evitar compartilhar talheres, copos e chupetas, desinfetar brinquedos e superfícies e manter a criança afastada da creche ou escola se estiver com os sintomas.

Não existe tratamento específico para a doença, mas os sintomas podem ser aliviados com analgésico, hidratação com água e líquidos frios, alimentos macios, manter repouso e evitar contato com outras crianças.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicação@iuna.es.gov.br