Secretaria de Meio Ambiente de Iúna participa do curso de Geoprocessamento

Geoprocessamento é ideal para quem deseja trabalhar com mapeamento de áreas urbanas e rurais, imagens de satélites, GPS, entre outros.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 25/10/2022 às 15:02  •  atualizado há 19 minutos

A Secretaria de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna participou do curso de Introdução ao Geoprocessamento e Análise Espacial com QGIS (um projeto oficial da Open Source Geospatial Foundation - OSGeo) em Vitória.

O curso ocorreu de forma híbrida, sendo uma parte em módulo presencial na capital Vitória e outra de forma on-line. A parte presencial foi no Centro de Inteligência de Defesa Civil da Defesa Civil Estadual (CIDEC) que pertence à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), localizado na Enseada do Suá, em Vitória.

As aulas do 1º Módulo foram ministradas por Pablo Jabor nos dias 29 e 30 de setembro e 03 de outubro, e as do 2º Módulo por Giuliano Grigolin ocorreram nos dias 20, 21 e 24 de outubro.

Ontem, dia 24 de outubro, foi o último dia do curso de geoprocessamento finalizado com sucesso pela Diretora de Meio Ambiente e Proteção Ambiental de Iúna Lóris Teixeira Simoura Gardiman, no qual trará tecnologia e inovação para serem aplicadas no município.

A capacitação oferecida pelo Instituto Jones dos Santos Neves aos municípios capixabas, faz parte da Comissão de Acompanhamento do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (PROESAM), para compreensão e criação de informações geoespaciais e utilização do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (GEOBASES).

O GEOBASES é a Infraestrutura de Dados Espaciais do Espírito Santo, e figura como uma ferramenta de transparência ativa, ou seja, que publica através da internet informações geoespaciais que são de interesse das mais diversas entidades públicas e privadas que atuam no Estado.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Secretaria de Meio Ambiente de Iúna participa do curso de Geoprocessamento