Secretaria de Educação

Secretaria de Educação promove capacitação de merendeiras das escolas do município

star636

Por Nutricionista Sara Horst
Publicado em 19/02/2019 às 09:30  •  atualizado há 3 dias

Dentre as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar temos o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.

E ainda o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais.

O primeiro passo para uma alimentação adequada e saudável é dar prioridade aos alimentos in natura ou minimamente processado, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), e essa é uma preocupação da Nutricionista Responsável Técnica pelo programa no Município de Iúna, Sara Horst, que recebe apoio da administração para a realização de seu trabalho.

Quando a criança faz sua refeição na escola, garantimos que está recebendo uma refeição completa, adequada e saudável.

Uma das principais autoras deste processo são nossas merendeiras, que tem a função de transformar o alimento in natura em uma refeição que estimule os sentidos: o visual; o sensorial e o paladar. E com o objetivo de padronizar essas preparações, merendeiras das creches e escolas estiveram recebendo capacitação nos dias 01 e 04 de fevereiro ministrada pela Nutricionista Sara Horst.

Na oportunidade elas puderam trocar ideias, fazer aula prática das preparações, utilizando fichas técnicas, reforçando as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Tiveram também a presença da Pedagoga da Secretaria de Educação Silvana Costa, realizando uma dinâmica para reforçar a importância, a responsabilidade e o valor que cada um possui dentro de sua área de atuação.

Nesses dois dias o Prefeito Weliton Virgílio Pereira compareceu para prestigiar o evento e conhecer um pouco mais o trabalho realizado pelas merendeiras e ainda contribuir para o aprendizado e a valorização que este profissional merece, reforçando que cada um deve ter a consciência do trabalho que realiza e fazê-lo sempre com responsabilidade.

Nota Esclarecimento

Noticia Após enchente, Secretaria de Educação lança novo cronograma para chamadas e retorno das aulas da rede municipal O início das aulas fica adiado para dia 10/02/2020 há 18 dias  •  Secretaria de Educação

Nota Esclarecimento

Noticia Nota de esclarecimento - Secretaria de Educação  há 22 dias  •  Secretaria de Educação