SCFV da Criança e Adolescente fará roda de conversa com seus alunos

O SCFV ECRIAD 2022 é uma ação referente ao Novembro Preto.

Por Assessoria de comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 11/11/2022 às 10:12  •  atualizado há 9 minutos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Criança e Adolescente (SCFV) de Iúna, fará rodas de conversa com o tema “Meu Cabelo, Muitas Histórias” para os alunos que participam do Serviço. As rodas de conversa serão nos dias 16 e 17 de novembro, das 9:30h às 10:30h e 15:30h às 16:30h no SCFV de Criança e Adolescente.

O evento terá a participação das trancistas Oneida e Erica, do psicólogo do CRAS Carlito Lázaro, da assistente social do CRAS Naira Saturno, equipe e estudantes do SCFV de Criança e Adolescente.

O intuito é resgatar a autoestima dos estudantes através das histórias de resistência dos cabelos afros e descontruir as ideias trazidas pela ditadura da beleza eurocêntrica, trabalhando a história dos povos quilombolas até os dias atuais que refletirá na vivência dos alunos.

Será trabalhada a história das tranças Nagô, que serviram como prática de proteção para o povo que foi escravizado, levando-os até sua liberdade nos Quilombos que eram construídos por eles como resistência ao modo de produção escravista.

No dia 22 de novembro terá o Desfile da Diversidade, onde os alunos apresentarão seus desenhos de trança. O desfile ocorrerá no próprio Serviço de Convivência.

O objetivo das atividades é procurar refletir e desenvolver a consciência crítica, protagonismo, garantia de direitos em consonância com o mês da Consciência Negra que é uma expressão que designa a percepção histórica e cultural dos negros, a partir da Lei Nº 12.519 que institui o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra e também representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

SCFV da Criança e Adolescente fará roda de conversa com seus alunos