Saúde amplia testagem contra Covid-19 para quem não tem sintomas

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 26/01/2022 às 10:54  •  atualizado há 3 dias

Para ampliar o rastreio de casos de covid-19 e reforçar as estratégias de combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Iúna passa a ofertar os testes rápidos para toda a população sem sintomas que tenha tido contato com pessoas sintomáticas ou casos positivos, a partir desta quarta-feira (26).

Os testes estão sendo realizados na portaria do Hospital Municipal. Nesta semana será feito até sexta-feira de 8h às 11h. Na próxima semana todos os dias terão testagem no mesmo horário de 8h às 11h.

O objetivo é rastrear casos de pacientes com a doença que possam estar assintomáticos e, por desconhecer o diagnóstico, estarem disseminando o vírus. Ou seja, todas as pessoas com alguma suspeita (que tenham sintomas ou que tenham tido contato com algum caso positivo) devem procurar um serviço de saúde e realizar o teste.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, recomenda-se ainda que todos façam testes se tiverem sintomas suspeitos, mesmo leves, como secreção nasal, tosse, espirros, dor de garganta ou febre ou se mantiverem contato de risco com pessoa com esses sintomas, principalmente se não foi usada máscara. Se o teste for positivo, proceder ao isolamento de imediato, que é fundamental para conter a doença.

Vacinação de crianças

O serviço de vacinação das crianças de 5 a 11 anos segue sendo realizado na sede do Posto Guanabara. Agora, estão sendo vacinadas todas as crianças de 5 a 11 anos sem a necessidade de comprovação de casos de comorbidades. Na unidade, as crianças estão sendo vacinadas de segunda a sexta-feira de 7h30 às 11h e 13h às 15h.

iuna #prefeituradeiuna #iunacapitaldocaparao #iunatemtudo #saúde #covid-19 #qualidadedevida

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001