Representantes de Iúna participam do encontro sobre o Programa de Recuperação de Nascentes

O programa é uma oportunidade de produtores rurais recuperarem as nascentes através da restauração florestal em suas propriedades sem nenhum custo.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 14/11/2022 às 11:10  •  atualizado há 3 horas

No dia 08 de novembro aconteceu um encontro no Recanto Zóios D’água em São João do Príncipe, Iúna (ES), onde foi discutido sobre a preservação de nascentes que desaguam no rio José Pedro (MG). Uma realização da Fundação Renova em parceria com o Instituto Terra de Aimorés (MG).

Estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna Manoel Gomes e a Diretora de Turismo Victória Garcia.

O rio José Pedro nasce na Serra do Caparaó e desagua no Rio Manhuaçu (MG). Seus principais afluentes são Rio Claro, Ribeirão São Domingos, Ribeirão Cobrador, Rio São Manoel e Ribeirão Pocrane.

A deia é que produtores às vargens dos rios iunenses de Rio Claro, São João do Príncipe, Três Pontes, Andorinhas, Córrego do Tanque e Pequiá trabalhem na restauração ambiental e no desenvolvimento rural sustentável em suas propriedades através da restauração florestal. Para o produtor fazer parte do programa, de forma gratuita, é necessário realizar a inscrição no site da Fundação Renova ou através da visita dos técnicos do Instituto Terra às propriedades das regiões atendidas.

O Programa de Recuperação de Nascentes para a região de Iúna foi uma decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu.

Confira o edital completo sobre o Programa de Recuperação de Nascentes.

A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC).

O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos voltado para a restauração ambiental do Vale do Rio Doce. A região abrange municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo banhados pela Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Essa união visa promover a proteção e recuperação de 300 nascentes, a implantação de práticas conservacionistas (barraginhas, caixas secas) e Minietes para tratamento de efluente doméstico.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Noticia Iúna está entre os municípios com dispensa de alvarás e licenças O relatório do 3º trimestre de 2022 foi publicado pelo Ministério da Economia em 20 de outubro de 2022. há 5 horas  •  Prefeitura Municipal