Prefeitura Municipal

Quase 800 partos realizados em um ano

Implantação da Maternidade da Santa Casa completa um ano e zera fila de cirurgias ginecológicas no Caparaó

1.192

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 20/05/2022 às 11:33  •  atualizado há 9 dias

Já são quase 800 partos realizados desde a inauguração da Maternidade de Iúna. A Secretaria de Saúde divulga nesta semana, comemorativa, os números de partos realizados no último ano, além das ações realizadas em prol da maternidade.

A população iunense tem muito que comemorar com as ações. Em apenas um ano, foram quase 800 mamães que tiveram o conforto e segurança para terem os seus filhos, em Iúna. Hoje a Santa Casa de Iúna oferece equipe multidisciplinar 24 horas para atender as gestantes foram realizados 492 partos somente em 2021, sendo eles:  165 partos cesarianos pelo SUS; 174 partos cesarianos particular e; 153 partos normais pelo SUS. Em 2022, 207 partos cesarianos pelo SUS; 45 partos cesarianos particular e; 52 partos normais pelo SUS. Total até o momento de 304 partos realizados, neste 2022. No total geral 796 partos realizados desde a implantação da Maternidade.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, Iúna também conseguiu zerar a fila de cirurgias ginecológicas, na região do Caparaó, após a implantação de equipe multiprofissional para atuar na Unidade de Saúde.  Á  disposição das mamães a Santa Casa oferece: enfermeiro obstetra, médico obstetra, pediatras, anestesista e cirurgiões e todo o acompanhamento completo para atender as gestantes conforme recomendações médicas.

Recentemente, a Prefeitura lançou uma campanha para intensificar a escolha das gestantes pelo parto normal, considerando que os índices de parto cesariano no município ainda é muito alto, apesar de apresentar melhora nesse percentual. “O parto normal é e deve ser sempre a primeira escolha, pois proporciona inúmeras vantagens em comparação ao parto normal e vão desde a recuperação mais rápida da mulher, favorece a amamentação e reduz o risco de complicações no pós-parto. No entanto, quando há indicação médica e conforme o protocolo da instituição, a cesariana é realizada gratuitamente pelo SUS. Mesmo assim, caso a gestante decida pela cesariana e não haja indicação médica para isso, é possível pagar pelo procedimento”, explicou o secretário de Saúde Durval Santiago.

O prefeito Romário Batista Vieira esteve reunido com a equipe da Saúde acompanhou a divulgação dos números, além das demandas ao qual a Secretaria de Saúde segue trabalhando na busca por mais melhorias em prol da Maternidade, como também, das demais atividades de saúde “ A gestação é um momento único na vida de uma mulher e de toda a família. Temos muitos desafios todos os dias, mas comemorar uma conquista como essa é muito válida. Neste momento em que contabilizamos as ações e planejamos as novas demandas meu desejo é de compromisso. Continuamos firmes e compromissados com a população iunense”, disse Romário.

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Fotos

Quase 800 partos realizados em um ano

https://iuna.es.gov.br/l/cbbpg.html

Publicações relacionadas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 21 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 7 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 14 dias  •  Prefeitura Municipal

06:39:08

Vídeo Licitação CP 97/2023 - Construção ESF - N.S Graças Execução da obra de construção da Estratégia de Saúde da Família – ESF de Nossa Senhora das Graças. há 17 dias  •  Prefeitura Municipal

48:31

Vídeo Licitação CP 97/2023 - Construção ESF - N.S Graças - Parte 02 Execução da obra de construção da Estratégia de Saúde da Família – ESF de Nossa Senhora das Graças. há 17 dias  •  Prefeitura Municipal

01:50:42

Vídeo Licitação CP 99/2023 - Construção ESF de Pequiá - Parte 2 Execução da obra de construção da Estratégia de Saúde da Família – ESF de Pequiá. há 18 dias  •  Prefeitura Municipal

03:16:15

Vídeo Licitação CP 99/2023 - Construção ESF de Pequiá Execução da obra de construção da Estratégia de Saúde da Família – ESF de Pequiá. há 18 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 28 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade