Primeiro encontro de 2015 com profissionais da educação

O objetivo foi discutir e traçar metas para o ano letivo que começa no dia 03 de fevereiro

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria Municipal de Educação
Publicado em 28/01/2015 as 10:05  •  atualizado há 1 segundo

O primeiro encontro do ano letivo de 2015 foi realizado nesta terça-feira (26), na Secretaria de Educação de Iúna. Estiveram presentes cerca de 30 funcionários responsáveis pela gestão da educação do município. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Vetorazzi Vargas (Cida), neste período de início do ano letivo é fundamental a reunião com os coordenadores, diretores e pedagogos para traçar as diretrizes para cada etapa, levando em consideração as avaliações dos anos anteriores. Entre as novidades, foi decidido que, para melhorar o atendimento na gestão escolar, será disponibilizado um pedagogo responsável em cada escola para acompanhar e orientar todos os integrantes dos colégios da rede municipal. Esses profissionais irão se reunir com o corpo docente uma vez por semana e o objetivo é somar forças.

Durante a reunião, foi discutido que a aprendizagem como construção do conhecimento depende de saberes pedagógicos e das relações afetivas e, por isso, será feita uma avaliação contínua dos avanços de cada criança e também de suas dificuldades.  Neste ano letivo, a Secretária de Educação irá visitar um maior número de escolas, com o intuito de acompanhar a interação dos professores, alunos e comunidade, além de ter mais conhecimento sobre as práticas desenvolvidas em cada instituição.

Incluir a família no processo ensino-aprendizagem também foi um dos assuntos em destaque. O projeto, que já existente na cidade, ira abordar temas como estimular o crescimento do aluno e fortalecer a relação da criança com a família e com a escola. A ideia é que todos sejam parceiros e colaboradores da metodologia e das estratégias de ações pedagógicas.  Para o Diretor da Escola Municipal Elza de Castro Scardini, Andréquison Justo Barros, o gestor escolar tem que se conscientizar de que ele, sozinho, não pode administrar todos os problemas da escola. “O caminho é diagnosticar as questões através do compartilhamento de responsabilidades com alunos, pais, professores e funcionários. Isso é o que podemos chamar de gestão democrática, na qual todos os atores envolvidos no processo participam das decisões”, descreve.

De acordo com a nova metodologia, o uso do portfólio na educação é de suma importância em muitas escolas e a prática de arquivar as atividades em uma caixa ou pasta é bastante comum, entretanto, segundo a secretária Maria Aparecida, tal coletânea não será considerada como um portfólio se não houver análise e reflexão de todos os envolvidos no processo educativo. “Desse modo, os professores terão a oportunidade de experimentar, refletir, adequar-se e dominar esse instrumento de avaliação”, explicou ela.

Após o término do encontro, ficou previsto que a próxima reunião para abordar esse mesmo tema será no mês de fevereiro.

Primeiro encontro de 2015 com profissionais da educação

Profissionais de Educação realizam primeiro encontro de 2015

Noticia Excelente agenda na tarde de ontem (13) com o Governador Renato Casagrande Foi realizada uma agenda de grande importância para nosso Caparaó. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna inicia obra do novo Cemitério Municipal O novo Cemitério Municipal terá capacidade para 890 jazigos em uma área de 9.297 mil metros quadrados. há 8 dias  •  Prefeitura Municipal