Prefeitura realizará Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde

Evento envolve os municípios de Iúna e Irupi e acontecerá no dia 18 de abril, das 7:30 às 17 horas, no Centro de Convivência de Idosos em Iúna

star1.020

Por Setor de Vigilância em Saúde, fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 13/04/2017 as 22:10  •  atualizado há 1 segundo

Iúna (ES) - O Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde de Iúna e Irupi estará sendo realizado na próxima terça-feira, 18 de abril, das 7:30 às 17 horas, no Centro de Convivência de Idosos, localizado na Av. Antônio Augusto de Oliveira, SN, bairro Ferreira Vale, em Iúna. Serão realizados Seminários, Grupos de Trabalho e Plenária Final. O tema central do Fórum que orientará as discussões na Etapa Municipal é "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade", a ser desenvolvido em eixo principal e em subeixos.

O Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde que será realizado pelos municípios de Iúna e Irupi corresponde a primeira etapa (municipal) da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – 1º CNVS, é o espaço destinado a congregar entidades representativas da comunidade, profissionais de saúde e de outras áreas, prestadores de serviços, representantes da gestão municipal e demais setores da sociedade para tratar dos temas preconizados para a Conferência Nacional. Seu objetivo é analisar as prioridades constantes nos documentos oficiais de referência para o evento, elaborando propostas para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde, ou seja, proporciona espaço solidário e participativo para a discussão das necessidades da população, identificando prioridades e elaborando propostas para o fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde.

Na Etapa Municipal serão eleitos, de forma paritária, as delegadas e os delegados que participarão da Etapa Regional para escolha de delegados da Etapa Estadual da 1ª CNVS.

Mais Informações sobre o Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde de Iúna e Irupi, podem ser obtidas pelos telefones 28 3545-4101 ou pelo 3545-1162.

Saiba mais

A Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar riscos e danos à saúde da população que vive em determinado território, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

Nos componentes da Vigilância em Saúde encontram-se ações de monitoramento, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir um espaço de articulação de conhecimentos e técnicas. O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não-transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

As Conferências são processos participativos realizados, com certa periodicidade, para interlocução entre representantes do Estado e da sociedade visando à formulação de propostas para determinada política pública. As conferências são convocadas por um período determinado e são precedidas de fases municipais e estaduais antes de se chegar à etapa nacional. Em geral, ocorrem debates sobre propostas e escolhas de delegados nas diferentes etapas até chegar à nacional.

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – 1ª CNVS foi convocada pela Resolução CES 966/2016 com base na Resolução CNS 535 de 19 de Agosto de 2016 e Portaria GM/MS nº. 1.017 de 11 de maio de 2016 com intensão de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde.

Clique aqui para baixar o regimento do Fórum em seu computador.

Maiores Informações sobre o Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde pelos telefones (28) 3545-4101 ou 3545-1162.

Comissão de Organização

Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde de Iúna e Irupi

Prefeitura realizará Fórum Intermunicipal de Vigilância em Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 11 dias  •  Secretaria de Saúde