Prefeitura lança cartilha sobre doação de órgãos

Campanha visa conscientizar a população e tirar dúvidas sobre a importância de doar órgãos e tecidos

2.305

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 03/04/2014 as 13:22  •  atualizado há 1 segundo

A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou campanha para doação de órgãos com o lançamento de uma cartilha, já disponível para download, contendo informações sobre a importância de doar, como funciona o transplante, além de uma seção de perguntas e respostas sobre os procedimentos necessários para efetivar a doação.

O secretário de Saúde, Eder Batista de Melo diz que a intenção da cartilha é conscientizar a população. “A doação de órgãos ou tecidos é um assunto que deve ser tratado com toda a população. É um ato pelo qual manifestamos a vontade de ajudar no tratamento de outras pessoas. Quanto maior a conscientização maior o número de pessoas que sairão das filas de transplantes e poderão levar uma vida mais saudável”, ressaltou.

Atualmente, mais de 800 pessoas estão na fila para receber um transplante de órgãos no Espírito Santo, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Apesar do alto número de pacientes na espera, quase 60% das famílias não autorizam a doação de órgãos.

No Estado são realizados transplantes de córnea, fígado, coração, rim, rim/pâncreas conjugado, além de medula óssea autólogo (quando o paciente recebe a própria medula, porém tratada).

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, o número de doadores dobrou, passando de 6,5 por milhão de pessoas para 13,5 por milhão de pessoas em 2013. A meta é chegar a 15 doadores por milhão em 2014. Os dados revelam também queda de 40% na quantidade de pessoas na fila de espera por transplantes nos últimos anos. Em 2008 havia 64.774 pessoas na fila, em 2013, são 38.759.

Seja um doador

- Pessoas de todas as idades são consideradas doadoras, sendo que a sua condição médica é que vai determinar quais os órgãos e tecidos poderão ser doados. Os órgãos serão doados para as pessoas que estão na lista de espera.

- Para ser doadora, a pessoa deve informar à família o seu desejo e, segundo a legislação, não é necessário deixar documento escrito.

Download: cartilha SEJA DOADOR DE ÓRGÃOS, DOE VIDA!

Prefeitura lança cartilha sobre doação de órgãos

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 12 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 16 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde