Secretaria de Gestão e Planejamento

Prefeitura economiza mais de 28 milhões em compras

Em três anos, setor de licitação economizou R$ 28,4 milhões na compra de produtos e serviços

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Gestão
Publicado em 20/01/2016 as 15:08  •  atualizado há 1 segundo

Desde 2013, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Gestão, economizou mais de R$ 28,4 milhões. Essa economia é calculada através do setor de licitação, responsável pelas negociações com fornecedores para compra de produtos e contratação de serviços. Nesses três anos foram realizadas 401 licitações das mais diversas modalidades.

Para mensurar essa economia, foi criado o Econômetro, um sistema que contabiliza os valores economizados nas licitações com base nos preços de contratos anteriores e também no orçamento estimado realizado pelo setor de compras da prefeitura. Para a secretária de Gestão Jennifer Martins Bonfante, o empenho da equipe do setor de licitação e de compras na profissionalização desses procedimentos foi o principal fator para alcançar os números.

"Criamos essa ferramenta com o objetivo de dar transparência ao nosso trabalho. De acordo com a Lei de Licitações, antes de qualquer certame deve ser feito um levantamento de preços, chamado orçamento estimado. No momento da licitação nós fazemos uma negociação junto aos fornecedores na tentativa de conseguir ainda mais economia para o município. E o econômetro mostra à população o que foi economizado aos cofres públicos e que poderá ser destinado para outros investimentos", explicou.

O Econômetro está disponível no portal da Prefeitura de Iúna www.iuna.es.gov.br/licitacao.

Transparência

Além de mostrar o valor economizado nas licitações, todos os processos de licitação pública são gravados em áudio e vídeo e disponibilizadas no site da Prefeitura. Segundo a secretária, o objetivo do projeto é dar transparência dos atos da administração pública a população.

"No vídeo a população poderá ver o empenho da equipe para reduzir o orçamento estimado e gerar uma maior economia ao município. Somos pioneiros no Brasil, são poucas as prefeituras que oferecem esse serviço de transparência", falou Jennifer.

Para assistir as licitações basta ir na galeria de vídeos http://www.iuna.es.gov.br/filtro/video/licitação.html

Números do econômetro

2013: R$ 5.610.973,33

2014: R$ 6.309.205,35