Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Prefeitura e empreendedores do turismo traçam estratégias

Reunião contou com assessoria do Sebrae para traçar diagnóstico e estratégias para empreendimentos receberem turistas

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 13/04/2015 às 18:37  •  atualizado há 1 segundo

Organizados e com o objetivo de traçar metas para desenvolver o turismo em Iúna e região, a Prefeitura Municipal, o Sebrae e os empreendedores do setor se reuniram novamente na última semana, na Casa de Cultura. Durante o evento, foram apresentados os diagnósticos finais de cada empreendimento relacionados à estrutura de atendimento, oferta de produtos e serviços, entre outros quesitos considerados essenciais para a recepção ao turista.

De acordo com o diretor de Turismo de Iúna, Cristiano Ricarte, esta é mais uma iniciativa para preparar os locais de atendimento ao turista e para a formação e lançamento do Circuito Serras, Águas e Cafezais. “São ações muito importantes para que possamos ter um retrato da nossa realidade, e o que temos de potencial e no que podemos melhorar”, avaliou.

O diagnóstico dos empreendimentos, de acordo com o consultor do Sebrae, Arno Wieringa, é importante para identificar pontos de melhorias, aperfeiçoar os empreendimentos, e para que cada um possa trabalhar de forma organizada. “Foi importante apresentarmos esse diagnóstico, que é uma metodologia de trabalho nova do Sebrae. A partir de agora, os proprietários colocarão a  mão na massa. Saímos da reunião com um plano de ação para que esse trabalho comece a fluir e ele será realizado e cobrado de todos para atingirmos os primeiros resultados nesse primeiro ano”, explicou Arno.

“Nas reuniões que participamos vamos aprendendo muito com as informações que são apresentadas, orientações de como receber o turista, sobre funcionamento, atendimento, comunicação. Agora, depois do diagnóstico, temos que sentar e estudar direitinho pra gente elaborar nosso plano de ação, pra saber o que cada um quer pro seu negócio. E isso alavancar o turismo na região, que é muito bonita e muita gente não conhece”, avaliou a proprietária do restaurante Recanto Zóios D’água, Josiane dos Santos Oliveira.

Capacitação

A partir desse plano de trabalho, o Sebrae vai apoiar os empresários com  capacitações nas áreas de organização do negócio, planejamento, gestão financeira, comunicação visual, sinalização, entre outras demandas. “As ações serão definidas a partir desse plano, de acordo com o que for prioritário para cada um”, explicou Kelly Machado, analista do Sebrae.

Clique na imagem e confira a galeria de fotos do evento.