Prefeitura e comunidade: parceria gera benfeitorias no Príncipe

Voluntários ajudaram a administração e realizaram pinturas e instalaram forros na escola Maria Barros Horsth

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 10/03/2015 as 12:04  •  atualizado há 2 segundos

Desde o segundo semestre de 2013, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Educação, vem seguindo o planejamento de melhorias nas escolas municipais. Com o intuito de agilizar as obras de reforma na escola Maria Barros Horsth, de São João do Príncipe, desta vez, a ação contou com uma importante ajuda: moradores da região formaram um mutirão e realizaram os reparos necessários para tornar o colégio mais confortável e humanizado.

"É muito gratificante e importante pra todos nós sabermos que a união entre a administração municipal e os cidadãos podem resultar em ações como essa. Juntos, tenho certeza que podemos fazer muito mais. Estamos nos esforçando ao máximo, com os recursos financeiros e humanos que temos disponíveis para proporcionar um ambiente escolar cada vez melhor", declarou o Prefeito Rogério Cruz, durante visita à escola.

Pinturas na área interna e externa, instalação de forros e colocação de grades de segurança foram algumas das melhorias realizadas. “Além de bonita, agora nossa escola ficou mais segura”, comentou a estudante Maraisa Badaró Amorim.

De acordo com a secretária de Educação de Iúna, Maria Aparecida Vettorazzi Vargas, a conclusão da reforma, nesse momento, só foi possível devido a iniciativa da própria comunidade. “Estamos trabalhando para reformar todas as escolas do município, mas contamos apenas com dois pedreiros. Então a diretora da escola nos procurou e propôs essa parceria, na qual a Prefeitura daria todo o material e a comunidade formaria a mão de obra. Fiquei muito feliz com o resultado e, principalmente, com a iniciativa”, ressaltou.

Durante dois meses, dezenas de moradores se revezaram nos trabalhos aos finais de semana. O agricultor Amós José Horsth contou que esse tipo de ação é comum na comunidade do Príncipe. “Já tenho o costume de trabalhar em mutirões, e fiquei feliz em ver as pessoas empenhadas e trabalhando. Tenho filhos que estudam lá, que usam aquele espaço, e para mim é um prazer muito grande ter uma escola bonita e bem cuidada”, declarou.

O lavrador Gilmar da Silva Couto também participou de toda a reforma como voluntário. “Ajudei em todas as áreas e ainda faço a manutenção na área externa. O pouco tempo que tenho gosto de fazer a minha parte”, afirmou.

Antes

Arte no muro

A diretora da escola, Sirlei Aparecida Furtado Couto, contou que, com as melhorias, o trabalho de arte realizado pelos professores e alunos no muro da escola ganhou ainda mais relevância.

“Os professores realizaram um projeto de arte no muro, onde os alunos deviam pintá-los com desenhos criativos. Hoje, a escola é elogiada pelas pessoas que passam por aqui e isso tudo elevou a autoestima de todos os funcionários, professores e alunos. Estamos muito felizes!”, afirmou.

Clique nas imagens e confira a galeria de fotos e o vídeo: