Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Prefeitura e catadores de recicláveis iniciam associação

Em até três meses serão investidos mais de R$ 80 mil em um local para iniciar os trabalhos de separação do lixo seco

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio
Publicado em 14/01/2014 as 16:12  •  atualizado

Na última sexta-feira (10-01), a Prefeitura de Iúna, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio, promoveu uma reunião com catadores de lixo para informar e discutir sobre a formação de uma associação e sobre as melhorias para a categoria com o fim do lixão no município.

Mais de 20 catadores que trabalhavam diariamente no lixão já estão cadastrados para fazer parte da associação.

De acordo com o secretário, a formação da associação faz parte do programa de reciclagem do município, e vem sendo estudada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social há mais de dois anos.

"Dentro de 60 dias todos esses profissionais estarão trabalhando em um local coberto, uniformizados e separando apenas lixo seco. Vamos investir mais de R$ 80 mil em equipamentos para garantir uma melhor condição de trabalho", explicou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócios, Waldrem Marcelo Oliveira.

Desde o final de dezembro, o lixão de Iúna recebeu limpeza e no local não existe mais lixo a céu aberto.

O compromisso da administração municipal é eliminar o lixão até agosto deste ano. A medida busca oferecer mais saúde à população, melhor uso do solo e cuidado com o meio ambiente e orienta a implantação de aterros sanitários e a elaboração de um programa de reciclagem nos municípios.

Prefeitura e catadores de recicláveis iniciam associação

Reunião catadores em Iúna