Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Prefeitura distribui 500 kg de sementes de feijão para agricultores

Ação, realizada em parceria com o Incaper, beneficiará 50 produtores que buscam diversificar plantios

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Agricultura
Publicado em 24/02/2015 as 11:56  •  atualizado há 1 segundo

Incentivar a diversificação na agricultura local e proporcionar um plantio com matrizes de alta qualidade. Esses são os objetivos da parceria entre a Prefeitura de Iúna e o Incaper, que realizaram a entrega de 500 kg de feijão, do tipo BRS Esplendor, a 50 produtores na manhã da última sexta-feira (20), no auditório da Secretaria de Agricultura.

De acordo com o técnico da Secretaria de Agricultura e Agronegócio, Paulo Márcio Fernandes, com o uso das sementes de qualidade e seguindo as orientações dos agrônomos, o produtor tem grandes chances de aumentar sua produção e, consequentemente, sua renda.

“Este ano realizamos a entrega de 10 kg de semente por produtor, que poderá fazer o plantio e colher uma quantia para seu consumo e também comercializar. A nossa expectativa é que o produtor amplie a área de plantio a cada ano e que a cada kilo de semente plantada ele colha um saco de feijão em boas condições de plantio”, contou. Ainda de acordo com Paulo Márcio, cada produtor participante do programa deve retornar à Secretaria de Agricultura 15 kg do feijão colhido, que será doado para entidades filantrópicas do município.

E o programa de diversificação na agricultura teve início no ano passado e já colhe bons frutos: as sementes distribuídas aos agricultores este ano foram adquiridas pela Prefeitura de um produtor que participou em 2014. Paulo Sérgio Almeida Moraes, que possui uma propriedade no Barro Branco, contou desde o ano passado segue todas as recomendações de plantio da equipe técnica, o que aumentou sua produtividade e possibilitou que sua semente obtivesse alta qualidade, o que chamou a atenção dos técnicos.

“Tanto que as minhas sementes resultaram em alta qualidade e foram adquiridas pela Prefeitura para dar continuidade ao programa deste ano. Foi bom pra mim, que vendi minha produção, e bom para o município que adquiriu sementes com preço melhor”, comemorou Paulo Sérgio.

Diversificação

Para o produtor rural de Rio Pardinho, Rinaldo Leal de Amorim, diversificar o plantio na propriedade, especialmente com sementes de qualidade, dá mais segurança quanto ao retorno na colheita.

“A melhoria de qualidade e de produtividade do feijão é o que me fez participar desse programa. Eu já planto outras qualidades, como o feijão crioulo. A gente planta evitando defensivos e agrotóxicos, por isso precisamos combater pragas, como lagartas. Acredito que agora, com o feijão mais resistente, teremos uma colheita melhor”, avaliou Rinaldo.

O agente de extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, João Felipe Senra, reforça que a diversificação, principalmente em períodos de baixo preço do café, que é a principal cultura da região, o plantio de feijão é uma importante opção. Pra isso, é necessário ter o acompanhamento criterioso, com análise de solo, adubação, calagem e cuidados na colheita.

“Queremos mostrar ao agricultor que ele tem alternativa de plantar o feijão e colher mais com a semente de alta qualidade, que também exige muitos cuidados. Acredito muito no potencial dessa semente”, avaliou o agrônomo.

Saiba Mais

Os produtores rurais interessados em participar do programa ainda podem procurar a Secretaria de Agricultura, no Centro de Iúna, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3545-3208.

Clique na imagem e confira a galeria de fotos:          Vídeo:

Prefeitura distribui 500 kg de sementes de feijão para agricultores

Cada produtor recebeu 10 kg de feijão