Prefeito e secretários avaliam impactos das chuvas e iniciam ações

Município trabalha para reconstruir ruas, casas, estradas e pontes após as fortes chuvas

Por Assessoria de Comunicação, fonte Gabinete do Prefeito
Publicado em 08/01/2014 as 19:25  •  atualizado há 1 segundo

O prefeito de Iúna, Rogério Cruz, e os secretários municipais de Interior e Transporte, Cleverson Miranda, de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio, Waldrem Marcelo Oliveira, e de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Moacir Vieira Amorim, percorreram bairros e comunidades rurais durante as chuvas intensas e após o período para avaliar os impactos e iniciar os procedimentos necessários. Relatórios indicam prejuízos materiais da ordem de R$ 7,6 milhões ao município.

“Durante as chuvas saímos às ruas para ver de perto e avaliar quais locais precisariam de intervenções imediatas. Com a ajuda dos técnicos e demais servidores, em poucas horas tomamos as providências necessárias para sanar alguns problemas”, declarou o prefeito de Iúna.

Entre os dias 24 e 30 de dezembro, 44 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para abrigos montados provisoriamente pela Prefeitura no Ginásio de Esportes e na Escola Nagem Abikahir, onde receberam doações de colchões, roupas de cama, vestuário e alimentos.

Uma das famílias desalojadas presenciou as paredes de casa desmoronarem, no bairro Quilombo. Nos demais bairros, como Centro, Pito, Ferreira Vale, Guanabara, Vila Nova e Niterói, muros, calçadas e ruas foram danificados pelas fortes chuvas e alagamentos.

Na zona rural foram muitas as regiões afetadas por deslizamentos de terras e tiveram pontes destruídas e estradas obstruídas. As comunidades mais afetadas foram Morro Redondo, Uberaba, Nossa Senhora das Graças, Córrego do Sossego, Córrego São Cristóvão, Serrinha I e II, Laranja da Terra, Príncipe e Terra Corrida. Neste último local foram registradas mais de 30 barreiras caídas.

Operação

Desde o início dos acompanhamentos, as equipes formadas pelas secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos e a de Interior e Transporte executam obras de reparo e reconstrução das estradas rurais, de limpeza e recolhimento do lixo e entulho da cidade, e já deu início à operação tapa-buracos.

“Algumas ruas e avenidas foram mais afetadas e têm mais urgência para receberem os serviços de limpeza e a operação tapa-buracos. No momento, todos os tratores e caminhões estão trabalhando durante todo o tempo na cidade”, afirma.

As equipes mapearam as áreas que requerem os serviços com mais urgência. O planejamento seguirá nos próximos dias nas demais áreas atingidas.

Prefeito e secretários avaliam impactos das chuvas e iniciam ações

Prefeito e secretários avaliam impactos

01:30

Vídeo Entrega do Projeto de Topografia para a regularização fundiária do Distrito de Pequiá  há 5 meses  •  Gabinete do Prefeito