Ponte de concreto será construída na Zona Rural

star792

Por Gabinete, fonte Prefeitura
Publicado em 12/09/2017 às 14:51  •  atualizado há 1 segundo

Para facilitar o transporte da produção agrícola e o deslocamento de moradores do campo, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – lançou, nesta terça-feira (12), o programa para a construção de pontes em estradas rurais.

O município de Iúna será beneficiado com a construção de uma ponte na localidade conhecida como Alto Perdição (distrito Nossa Senhora das Graças).  O prefeito Weliton Virgílio esteve participando da assinatura de entrega do primeiro lote de 24 pontes para 15 municípios, de acordo com o gestor municipal, fruto da parceria do Governo Estadual e Emendas Parlamentares.  “Isto só está sendo possível devido à competência e gestão comprometida do Governador Paulo Hartung e do Secretário de Agricultura Otaciano Neto, que vem realizando um mandato alinhado com os municípios”, pontuou o prefeito.

Quinze municípios serão beneficiados com as pontes: Divino de São Lourenço (comunidade Azul e comunidade da  Penha), Dores do Rio Preto (Comunidade Pimentel), Vargem Alta (Jaciguá), Alegre (Assentamento Floresta), Apiacá (Batatal e Taquaruçu), Mimoso do Sul (Prosperidade), Castelo (Arapoca I, Arapoca II e Forno Grande), Jerônimo Monteiro (Sertão e Gironda), Iúna (Alto Perdição), Ibitirama (Aparecida e Córrego Paçoca), Água Doce do Norte (São Agostinho I), Governador Lindenberg (Bernabé Izidoro), Mantenópolis (Manoel Carmo, Ponte Santa Luzia e Ponte Alto Santo José), Ecoporanga (Córrego Santa Rita e Muritiba) e Viana (Santo Agostinho).

A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto. Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação com os municípios, que ficam responsáveis por construir as cabeceiras das pontes. Ao todo, será investido mais de R$ 1,5 milhão.

Antes de iniciar a reunião de trabalho, o governador Paulo Hartung propôs um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico acidente ocorrido na BR 101, em Mimoso do Sul, no último domingo (10). Hartung ressaltou que o Governo do Estado está empenhado em buscar uma solução para o impasse sobre a modernização e duplicação da BR 101.

O governador, mais uma vez, reafirmou a necessidade de o contrato ser cumprido. "Solicitei audiência ao presidente da República, que me sinalizou positivamente. Vamos a Brasília tensionar e cobrar uma solução para BR 101. Enquanto permanece o impasse, os usuários da rodovia estão expostos ao perigo. Vamos cobrar uma solução", disse o governador.

Já sobre o programa de construção de pontes em vias rurais, Paulo Hartung destacou a atuação conjunta entre o Governo do Estado, os municípios e a bancada Federal. "Importante medida que conta com recursos das gestões municipais e do Estado. Vamos avançar bastante nesta parceria que agora conta também com atuação de nossa bancada federal, que vai destinar recursos para uma nova frota de máquina e equipamentos", anunciou o governador.

O secretário da Agricultura explicou que as pontes variam de 6 a 12 metros e são construídas em vigas pré-moldadas de concreto. “Ao longo do tempo, algumas pontes precisaram ser inutilizadas, fazendo com que as pessoas da comunidade tivessem que fazer um percurso maior para se deslocar. Agora, muitas das pontes que são de madeira serão substituídas por pontes de concreto, com alargamento maior e mais segurança para o fluxo. Melhora para o produtor rural, que vai ter o escoamento mais rápido da produção e melhora também a vida das pessoas. Algumas pontes já estão sendo entregues a partir da semana que vem. Esses são os primeiros 24 projetos, mas nos próximos meses vamos construir pontes em mais municípios do interior”, disse Octaciano Neto.

Gabinete do prefeito / Assessoria de Comunicação da Seag

Ponte de concreto será construída na Zona Rural

O prefeito de Iúna, assinando o termo de cooperação com o Estado

Noticia Excelente agenda na tarde de ontem (13) com o Governador Renato Casagrande Foi realizada uma agenda de grande importância para nosso Caparaó. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal