Secretaria de Saúde

Moradores de Iúna e outros 26 municípios irão participar de estudo para identificar casos positivos para COVID-19

Os dados da pesquisa auxiliarão o entendimento de como a Covid-19 está sendo transmitida no Estado.

Por Vanessa Leocadio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 28/04/2020 às 15:29  •  atualizado há 2 horas

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) irá testar cerca de 32 mil capixabas para auxiliar o Governo do Estado a identificar o percentual da população do Espírito Santo que já teve contato com o novo Coronavírus (Covid-19). O Inquérito Sorológico da Covid-19 iniciará em maio.

O estudo será realizado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre elas. Para cada etapa serão testadas cerca de oito mil amostras, totalizando aproximadamente 32 mil testes. Serão testados os moradores dos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Iúna, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os dados da pesquisa auxiliarão o entendimento de como a Covid-19 está sendo transmitida no Estado e nas definições de novas estratégias, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, para medidas de contenção da doença.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo, para fornecer resultados confiáveis da taxa de infecção na população, expondo o cenário da situação da doença no Estado.

Foi determinada uma amostra composta por 27 municípios capixabas a serem estudados, distribuídos segundo as regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e considerando ainda as áreas mais densamente populosas.

Serão realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde.

As perguntas serão embasadas para coleta de informações básicas sobre sintomas da doença. Além da realização de um teste rápido para identificação de anticorpos contra o novo Coronavírus, cujo resultado estará disponível em 15 minutos.

No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado. Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para atendimento em unidade referenciada.

Noticia Parto Normal: quando é possível, é melhor! A Santa Casa de Iúna hoje oferece serviço de maternidade 24 horas! há 7 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Atenção! Vacinação itinerante na zona rural Campanha de vacinação de gripe e multivacinação vai até você. No próximo dia 13 de abril, a Unidade de Saúde de Santa Clara recebe a equipe de saúde de vacinação. há 7 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Saúde para todos: Neste dia Mundial da Saúde, o melhor remédio é se cuidar! 7 de abril, dia Mundial da Saúde. A Prefeitura de Iúna está trabalhando para cuidar de você. há 8 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia 31 de Março dia da Saúde e Nutrição Uma alimentação balanceada garante os nutrientes necessários para prevenção de doenças e bom funcionamento do corpo. há 8 meses  •  Secretaria de Saúde