Janeiro Branco inicia calendário da saúde em 2023

A campanha tem como foco saúde mental e emocional.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 05/01/2023 às 09:06  •  atualizado há 3 horas

Ansiedade, depressão e outras doenças ligadas à mente tem causado cada vez mais danos às pessoas hoje em dia, por isso, algumas campanhas fazem parte do calendário brasileiro a fim de informar e conscientizar o povo sobre a importância do cuidado com a mente.

Desde 2014, no primeiro mês do ano, o Ministério da Saúde estabelece a campanha "Janeiro Branco" trazendo ações e visibilidade para o enfrentamento dos problemas psicológicos. No ano de 2022 Iúna inaugurou a EMAESN (Equipe Multidisciplinar de Atenção Especializada em Saúde Mental) que foi um grande passo para o acompanhamento de quadros agudos.

Para se ter ideia da importância dos cuidados mental e emocional para a saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". Ainda hoje é necessário que se reflita sobre aspectos de promoção à saúde mental pois, infelizmente, ainda há bastante preconceito.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br