Iúna terá duas unidades do SAMU 192

Serão duas unidades, sendo uma de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI Móvel), que irão atender o município e a região.

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 12/08/2020 às 15:53  •  atualizado há 19 horas

De acordo com o pronunciamento do Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, 18 municípios do sul do Espírito Santo serão comtemplados com a expansão do Samu 192, entre eles, Iúna.

A instalação do SAMU está sendo feita através do Consórcio Público da Região Pólo Sul (CIM Pólo Sul), do qual o município é consorciado, foi o primeiro consórcio a anunciar a expansão dentro do programa do Governo do Estado “Samu para todos” que será parceiro no financiamento da implantação do serviço. O edital para a seleção da organização social (OS) que vai gerenciar o sistema foi publicado, pelo CIM Pólo Sul, no Diário Oficial do Estado, quinta-feira (30/07), e está disponível no site www.cimpolosul.com.br.

De acordo com o pactuado, a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Leocadio Adami, o município de Iúna irá receber duas unidades, sendo uma de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI Móvel), que irão atender o município e a região.

O objetivo da implantação do serviço é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a Atenção Básica à Alta Complexidade, diminuindo o tempo de permanência hospitalar.

Samu Para Todos

“Samu para todos” tem objetivo de levar o serviço para 100% dos municípios capixabas. Atualmente, o serviço de urgência está presente em 22 cidades do Espírito Santo, que corresponde a uma cobertura de 57,2% da população capixaba.

A atual estrutura logística operacional conta com uma Central de Regulação das Urgência e uma frota de nove Unidades de Suporte Avançado, 22 Unidades de Suporte Básico e um helicóptero “Multimissão” (policial e aeromédico), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Com a expansão, o Governo do Estado pretende centralizar toda a gestão da urgência em um único Complexo Regulador, com ambulâncias do Samu distribuídas estrategicamente em 100% dos municípios capixabas, tendo 23 Unidades de Suporte Avançado (UTI Móvel), 30 Unidades de Suporte Intermediário, 67 Unidades de Suporte Básico e dois helicópteros aeromédicos configurados como UTI Móvel.

Iúna terá duas unidades do SAMU 192

Noticia Parto Normal: quando é possível, é melhor! A Santa Casa de Iúna hoje oferece serviço de maternidade 24 horas! há 7 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Atenção! Vacinação itinerante na zona rural Campanha de vacinação de gripe e multivacinação vai até você. No próximo dia 13 de abril, a Unidade de Saúde de Santa Clara recebe a equipe de saúde de vacinação. há 7 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Saúde para todos: Neste dia Mundial da Saúde, o melhor remédio é se cuidar! 7 de abril, dia Mundial da Saúde. A Prefeitura de Iúna está trabalhando para cuidar de você. há 8 meses  •  Secretaria de Saúde