Iúna recebe unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 18/07/2019 às 10:07  •  atualizado há 6 horas

Esteve em Iúna na manhã de quarta-feira (17), a unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), na praça Antides Faria, próximo ao Ginásio de Esportes, cumprindo a agenda de coleta externa do mês de julho.

A vinda da unidade móvel é uma realização Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemoes. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço Assistencial Em Vida, da Radio Big FM, do Lojão dos Móveis, do Laboratório Analisa, do Laboratório Bioquímica e da Escola Técnica Cetesc. O maior objetivo é contribuir com o Hemoes, aumentando o estoque de sangue e também conscientizar as pessoas a se tornarem doadores regulares, além de poder realizar o cadastro para se tornar um doador de medula óssea.

A expectativa do Hemoes é reforçar o estoque de sangue para atender as unidades hospitalares e também sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Além de doar sangue, o doador pode se cadastrar para doação de medula óssea em todas as ações.

O evento contou com a participação da equipe de saúde bucal do município, coordenada pela odontóloga Dra. Ivana Lívia que realizaram aplicação de flúor, orientação e entrega de kits odontológicos para as crianças.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito Municipal Weliton Virgílio Pereira, juntamente com a esposa Nana Dias e família, o Vice-Prefeito José Uledir Tiengo, os secretários: Cristiano Dias Bento Secretário de Interior e Transporte, Iolanda Vial Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, a Secretária de Assistência Social Maura Bulherjan, o Secretário de Educação André Ferreira e o Chefe de Gabiente Faguiner Salvador, a Diretora de Atenção Básica Delaine Garcia, a Diretora de Vigilância em Saúde Tânia e os demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha teve como objetivo registrar o maior número possível de pessoas para cadastro de medula óssea, e a coleta de 100 bolsas de sangue, limite da capacidade de armazenamento da unidade móvel.

Ao todo, foram distribuídas 100 senhas, quase 90 bolsas de sangue coletadas e mais de 70 cadastros de medula óssea. “Sempre esperamos superar as expectativas, principalmente por sabermos que a população iunense é solidária e sempre participa", informou Vanessa Leocadio Adami, Secretária Municipal de Saúde de Iúna.

Depois de colhidas, as bolsas de sangue foram encaminhadas de Iúna para Vitória, onde serão repassadas para os hospitais da rede pública estadual.

Geralmente as pessoas doam sangue quando tem um familiar no hospital precisando ou depois de algum acidente. A população esquece que a doação precisa ser regular”, pontua o Assessor da Secretária Municipal de Saúde Adriano José de Souza.

Para o Prefeito Weliton Virgílio Pereira, a ação é muito importante e tem como objetivo incentivar a população a doar sangue e se tornar um doador permanente, além de ajudar a manter o estoque de sangue abastecido.

Iúna recebe unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)

Noticia Parto Normal: quando é possível, é melhor! A Santa Casa de Iúna hoje oferece serviço de maternidade 24 horas! há 7 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Atenção! Vacinação itinerante na zona rural Campanha de vacinação de gripe e multivacinação vai até você. No próximo dia 13 de abril, a Unidade de Saúde de Santa Clara recebe a equipe de saúde de vacinação. há 7 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Saúde para todos: Neste dia Mundial da Saúde, o melhor remédio é se cuidar! 7 de abril, dia Mundial da Saúde. A Prefeitura de Iúna está trabalhando para cuidar de você. há 8 meses  •  Secretaria de Saúde