Iúna comemora o dia do Bem-Estar animal

A data que foi instituída pela lei Municipal N.º 2.706/2018 destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra.

Por David Florenço, fonte Assessoria de Comunicação
Publicado em 05/10/2021 às 10:29  •  atualizado há 14 horas

O Município de Iúna comemora no dia 04 de Outubro o dia da Proteção, Adoção e Bem-Estar dos Animais. A data que foi instituída pela lei Municipal N.º 2.706/2018 destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.

A Lei Complementar N.º 21/2020 estabelece, no âmbito do município de Iúna sanções e penalidades administrativas em casos de maus-tratos à animais.

Na legislação brasileira, é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, responsável orientar as ações judiciais e aplicar penas para quem cometer maus-tratos, abusos e violência contra animais silvestres e animais domesticados e pets.

NÃO COMPRE, ADOTE!
Centenas de cães e gatos perambulam pelas ruas, com fome, sede, frio e medo. Ao invés de comprar animais, adote: das feiras de adoção ou mesmo das ruas. Bolas de pelos que trarão companhia e muita alegria para seu lar.

GUARDA RESPONSÁVEL -
Ao adquirir um bichinho você será responsável por toda a vida do animal, portanto, esteja ciente que a expectativa de vida média de cães e gatos é de 15 anos.
Informe-se sobre as características e comportamento da raça escolhida antes de adquiri-la.

PRESENCIOU MAUS TRATOS A UM ANIMAL?
SE PRESENCIAR OU DESCONFIAR DE CASOS DE MAUS TRATOS, VÁ ATÉ A DELEGACIA DE POLÍCIA MAIS PRÓXIMA OU DISQUE 190 E DENUNCIE!

Abandono/Maus tratos é Crime (Lei Federal 9.605/98), com pena de detenção de três meses a um ano e multa de R$500 a R$3.000.

Adotar um animal de estimação é um ato de muito amor e coragem! Além de ganhar uma companhia para o dia a dia, a adoção exige responsabilidade e cuidados que antes não faziam parte do nosso cotidiano. É preciso organizar a rotina do pet (atentando-se à alimentação e à higiene), saber como educar e disciplinar e marcar umas idas ao veterinário quando for necessário. Seja um gato ou um cachorro, há 5 cuidados que são fundamentais ter antes de adotar um animal de quatro patas. Se esse for o seu desejo, vale a pena dar uma olhada na matéria!

1. Prepare-se para uma alteração da dinâmica da casa
A chegada de um pet muda toda a dinâmica da casa! É preciso ter calma, paciência e muita organização nessa nova vinda, seja com um gatinho ou com um cachorro. O seu novo amigo trará novos hábitos familiares e novas rotinas e, por isso, é fundamental que você esteja preparado para a sua chegada e para essa primeira fase de adaptação.

2. Comece separando um cantinho da casa para o seu pet
Se você for um dono de primeira viagem, saiba reservar um local da casa para ser o cantinho do seu pet é um ótimo começo! Isso ajuda a criar referência e disciplina, sendo importante que eles tenham acesso completo e a qualquer hora de um cantinho próprio. Nesse local, você pode deixar a caminha, o tapete higiênico (no caso dos cães) e a caixinha de areia (no caso dos gatos) e algumas caixas organizadoras para não deixar as coisas do seu pet espalhadas pela casa (como brinquedos e acessórios).

3. Escolha a ração de acordo com peso, idade e porte do animal
Cuidados quanto à alimentação do pet não poderiam ficar de fora dessa lista, né? Até porque são diversos tipos de rações (úmida, seca, premium), quantidades certas de comida, alimentos permitidos ou proibidos para o seu pet e outras (muitas) especificações à parte. Mas o que você realmente precisa saber sobre esse tópico é que a escolha da ração - tanto dos cachorros quanto dos gatos - varia de acordo com o peso, a idade e o porte do animal. Por isso, fique de olho nas embalagens! Elas indicam se é para filhotes, seniors, adultos, castrados, porte grande ou pequeno e outras características importantes.

Obs.: A alimentação de cães filhotes e de gatinhos recém-nascidos varia bastante nos primeiros meses de vida, ela também deve ser administrada com rações específicas para filhotes e para o seu tipo de porte, então fique atento a isso também!

4. Adapte a sua rotina à do seu pet (sobretudo se ele for um doguinho)
Entender que a dinâmica da casa deve mudar é o primeiro passo, o segundo é adaptar a sua rotina à do seu pet. O passeio, por exemplo, é a principal atividade física dos cães e é essencial que você tenha tempo para caminhar o seu todos os dias (pelo menos 15 minutinhos). Reserve um tempo também para banhá-lo a cada 15 dias e tente alimenta-lo nos mesmos horários das suas refeições (essa dica também vale para os horários de descanso).

5. Se planeja viajar com o pet, tenha alguns cuidados prévios
Para viajar com o seu pet sem passar perrengue, você precisa ter alguns cuidados! Por exemplo: o ideal é levá-lo ao veterinário para fazer um 'check up' antes de viajar. Tenha em mente também que você deve precisar de uma caixa de transporte (apropriada para dogs ou gatos) e de algum petisco de pet para que ele possa se alimentar durante o caminho. Ah, e lembre-se de mantê-lo hidratado! Para isso, tenha sempre uma garrafinha de água na bolsa.

#iuna #prefeituradeiuna #iunatemtudo #iunacapitaldocaparao #descubraoespiritosanto #protecao #animal #bemestar

Iúna comemora o dia do Bem-Estar animal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 19 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 21 horas  •  Prefeitura Municipal