Iúna assina termo de cooperação para construção de barragem

star1.515

Por Gabinete, fonte Prefeitura
Publicado em 11/07/2017 as 15:01  •  atualizado há 1 segundo

Para a contratação de novos projetos de barragens que vão beneficiar 12 municípios capixabas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, nesta terça-feira (11), no Palácio Anchieta, parceria com o Sicoob, ES em Ação e as prefeituras municipais.

O prefeito  de Iúna, Weliton Virgílio Pereira esteve presente, juntamente com os vereadores , Arilson Ferreira, João Elias e Júlio Maria Oliveira.

A presidente do Sindicato Patronal de Iúna, Elaine Almeida Lima, também compareceu ao evento.

O prefeito destacou que “será uma obra importante para que o município possa enfrentar  com mais tranquilidade,  períodos de estiagens como os que já ocorreram”.

Doze municípios capixabas receberão investimentos para ampliação da reservação de água para o enfrentamento de futuros períodos de estiagem. Foi assinado nesta terça-feira, (11), no Palácio Anchieta, acordo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Sicoob, ES em Ação e os municípios beneficiados para a contratação de 17 projetos de barragens.

As cidades beneficiadas com os projetos serão Afonso Cláudio, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Iúna, Linhares (2), Nova Venécia (3), Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha (3), Vila Pavão e Vila Valério. Participaram da solenidade o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, além de representantes do Sicoob, ES em Ação e prefeitos municipais.

O governador Paulo Hartung destacou a importância da parceria com o cooperativismo para dar seguimento ao Programa. "Estou muito feliz por ter colocado esse projeto de pé em plena crise que estamos vivenciando no país. Estamos avançando, estou visitando e entregando obras em um tema que não foi debatido no último processo eleitoral que participamos. Ao chegar nesse Governo, criamos um Comitê para atuar com este tema e um dos frutos é o Programa de Barragens", explicou o governador Paulo Hartung.

No acordo firmado, o Sicoob repassará cerca de R$ 1,6 milhões para a contratação dos projetos, que será realizada pelo ES em Ação. A Seag fica responsável pelo acompanhamento do projeto e execução da obra, e as prefeituras locais ficam responsáveis pela gestão da obra, licenciamento, titularidade de terras, entre outros.

Os projetos deverão ser concluídos em até seis meses. Em seguida, será aberto o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução da obra. A quantidade de armazenamento dos reservatórios e extensão da área que a barragem ocupará serão definidas de acordo com os projetos que serão elaborados.

Programa Estadual de Construção de Barragens

O Programa Estadual de Construção de Barragens prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Com informações do Governo do ES

O prefeito Weliton Virgílio, assinando o termo de cooperação, ao lado dele,  o governador, Paulo Hartung.

Iúna assina termo de cooperação para construção de barragem

Weliton Virgílio, prefeito; Arilson Ferreira, vereador; João Elias, vereador; Elaine Almeida Lima, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e Júlio Maria Oliveira, vereador

01:30

Vídeo Entrega do Projeto de Topografia para a regularização fundiária do Distrito de Pequiá  há 7 meses  •  Gabinete do Prefeito