Iúna após as chuvas

Prefeitura decretou estado de emergência, reconhecido pelo Governo Federal, que poderá gerar recursos para reconstrução de pontes e estradas

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Gabinete do Prefeito
Publicado em 25/01/2014 às 16:27  •  atualizado há 16 dias

No mês de dezembro choveu em Iúna 551 milímetros, de acordo com dados divulgados pelo Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper. Somente entre os dias 24 a 27, a quantidade de água foi de 152 milímetros. A chuva intensa causou enxurradas, deslizamentos de solo e rochas e entupimentos de bueiros. Casas e comércios foram inundados, deixando 44 pessoas desalojadas e 19 desabrigadas.

No período, houve transbordamento do Rio Pardo e seus afluentes, alagando residências, destruindo pontes e estradas na zona rural, de praticamente todos os Córregos às margens do Rio, onde três famílias ficaram temporariamente alojadas em casa de parentes.

Durante todo o período das chuvas intensas, a Prefeitura de Iúna manteve equipes de servidores de diversas secretarias acompanhando, avaliando e recuperando os impactos das águas nos bairros e distritos. Para auxiliar o contato com moradores, foi montada uma central de monitoramento no Ginásio de Esportes para atender aos chamados de emergência.

As famílias desabrigadas e desalojadas foram encaminhadas para a escola Nagem Abikahir e para o Ginásio de Esportes, onde receberam doações. Atualmente, os desabrigados estão em imóveis alugados pela Prefeitura, por meio do aluguel social.

Funcionários e secretários trabalharam 24 horas para atender à população e remover encostas caídas no bairro Vila Nova, 5 deslizamentos na ES-185 sentido Iúna x BR262, realizar desentupimento de bueiros, remoção de lama de casas afetadas por enxurradas, socorro às famílias com casas condenadas, desobstrução e abertura de novas estradas para dar acesso às comunidades atingidas.

Além disso, ruas e pontes que apresentavam perigo foram isoladas, assim como houve lonamento de 13 encostas com risco de desmoronamento. Máquinas realizaram ensaibramento de estradas, recuperação parcial e provisória de 8 pontes, terraplanagem e intervenção no lixão para evitar que a enxurrada contaminasse as casas vizinhas e lavagem de ruas, entre outros serviços de urgência.

Situação de emergência

Diante do cenário durante e após as chuvas, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência decretada pelo município de Iúna, segundo Portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de janeiro.

O decreto vai possibilitar à administração pública angariar recursos para reconstruir estradas e pontes, além de refazer encostas e recuperar ruas de bairros e comunidades da zona urbana e rural.

Outros 45 municípios do Estado do Espírito Santo tiveram seus decretos de emergência reconhecidos após longo período de fortes chuvas no final de dezembro.

Áreas rurais mais atingidas: Rio Claro, Chiador, Araras, Uberaba, Socorro, Córrego Cabeceira do Morro Redondo, Córrego da Figueira, Terra Corrida, Morro Redondo, Serrinha I, Serrinha II, Serrinha III, Ponte Alta, Córrego de Triste Sorte, Córrego de Boa Sorte, Córrego do Bálsamo, Córrego do Socorro, Laranja da Terra, São José das Três Pontes, Córrego do Vila, Córrego do Beira Rio, Córrego da Padaria, Tinguaciba, Alto Trindade, Córrego de São Cristovão, Santa Clara do Pedregulho, Santa Clara do Caparaó, Distrito de Pequiá, ES185 e rodovia Coronel Leôncio de Resende - Iúna x Comunidade de trindade

Áreas urbanas mais atingidas: Bairro Vila Nova, Bela Vista, Quilombo, Guanabara, Pito, Ferreira Vale, Distrito de Nossa Senhora das Graças e Niterói.

Iúna após as chuvas

Consequência das chuvas em Iúna

Noticia Nota Fiscal de papel para produtores rurais deixa de ser válida em 01 de maio A partir de maio, as notas ficais devem ser emitidas de forma eletrônica. há 2 dias  •  Gabinete do Prefeito

Noticia Dia do Exército Brasileiro: “Nós somos da Pátria a guarda” O Exército é uma das três Forças Armadas do Brasil. há 5 dias  •  Gabinete do Prefeito