Escola Deolinda realiza projeto de proteção da água

O evento aconteceu entre os dias 26 e 31 de outubro com caminhadas pelas ruas da cidade de Iúna.

Por Jornal A Notícia do Caparaó de 01112012
Publicado em 03/11/2012 as 17:13  •  atualizado há 1 segundo

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e as atitudes impensadas do ser humano como contaminação, poluição e seu uso irracional, a Escola Deolinda Amorim de Oliveira escolheu esse tema para realizar um projeto visando sensibilizar e conscientizar toda a comunidade. A mesma comunidade que tem por hábito molhar ruas simplesmente para apagar poeira, lavar calçada fazendo da mangueira uma vassoura para varrer o lixo, e não leva em consideração o quanto desperdiçam água com seus gestos do cotidiano.

A iniciativa está inserida dentro do Projeto ECOAR – Caparaó das Águas e conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação, Cesan e Sítio Toinzé. Na escola, participam os professores, pedagogos e funcionários, envolvendo os alunos e suas famílias, além dos comerciantes do entorno.

A EMEF Deolinda Amorim de Oliveira está localizada no Bairro Quilombo, bairro de periferia atendendo alunos em sua maioria carentes com estrutura familiar bastante precária, e com hábitos que tendem cada dia mais ao desperdício, segundo os critérios da metodologia adotados pela escola. Atende também alunos de zona rural, filhos de colonos, que tem contato direto com nascentes e poços e que por não terem a obrigação de pagar uma conta de água todos os meses, usam os recursos hídricos como se a água própria para o consumo nunca fosse faltar. Assim, o público alvo será a comunidade escolar com cerca de 750 alunos divididos em três turnos e comunidade local, composta pelas famílias dos alunos, comércios e demais moradores dos arredores da escola.

O projeto vem sendo executado em suas diversas fases desde junho. Nesta semana entre os dias 26 e 31 de outubro, aconteceram caminhadas dos alunos e equipe da escola. Pela manhã, o grupo percorreu as ruas do centro e Beira Rio. À tarde, foram às ruas do bairro Quilombo. Nos meses de junho, julho, agosto e setembro, foram realizados as mais diversas atividades. O tema “Líquido Precioso: Água” foi escolhido em debate na comunidade escolar. A Prefeitura e comerciantes participaram e ajudaram a viabilizar o projeto.

Nos relatórios que vem sendo feitos pela Professora Iolanda Benta de Almeida Vial e as diversas equipes, consta inclusive uma pesquisa com alunos e as famílias, sobre a utilização, desperdício e reaproveitamento da água.

Três dados colhidos na pesquisa chamam a atenção. 89% dos moradores, num total de 180 famílias, utilizam água da Cesan, sendo que 39% pagam menos de vinte reais e 34% mais de 20 reais. Apenas 9% pagam mais de 50 reais. Já sobre a conta de energia, 33% pagam mais de 20 reais, enquanto 34% pagam mais de 50 reais. Outro dado interessante é que 47% passam mais de 5 minutos no banho de chuveiro e 36% 5 minutos. 28% das famílias tem reservatório de água para 500 litros e 18% para 1000 litros.

Segundo o diretor da escola, Professor André Luiz Ferreira, os resultados alcançados e toda a movimentação, só foram possíveis devido ao interesse da equipe escolar, que motivada, conseguiu envolver os alunos e suas famílias.

Matéria do Jornal A Notícia do Caparaó de 01/11/2012

Escola Deolinda realiza projeto de proteção da água

Noticia Processo Seletivo para os cargos de Professor, Cuidador e Monitor de transporte escolar As inscrições vão do dia 04/12/2019 a 09/12/2019. há 9 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia DEZEMBRO VERMELHO: Saúde realiza Campanha de combate à Aids Uma programação especial com ações de promoção à saúde marcará a Campanha Dezembro Vermelho em Iúna, realizada em função do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. há 15 dias  •  Prefeitura Municipal