Secretaria de Obras Infraestrutura e Serviços Urbanos

Educação ambiental: palestras com alunos sobre coleta seletiva

Prefeitura de Iúna realiza projeto para apresentar, conscientizar e explicar como funcionará a coleta seletiva do lixo no município

1.278

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura
Publicado em 24/11/2014 as 18:29  •  atualizado há 2 segundos

Com o objetivo de apresentar, conscientizar e explicar como funcionará a coleta seletiva do lixo residencial no município, a Prefeitura de Iúna, por meio das secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura, de Meio Ambiente e de Educação, está realizando um ciclo de palestras sobre o assunto com alunos de todas as escolas do município. Na última semana, cerca de 800 alunos das escolas Dr. Nagem Abikahir, Deolinda Amorim de Oliveira e Henrique Coutinho participaram das primeiras ações.

“Desde o início do semestre, tivemos como propósito avançar no planejamento para a implantação da coleta seletiva na cidade. Agora, com essas palestras de educação ambiental, os alunos e professores recebem importantes informações sobre quais resíduos podem ser reciclados, os benefícios da reciclagem, a destinação correta e a quantidade de lixo produzido no município. Eles são importantes divulgadores dessa ação”, comentou o Prefeito Rogério Cruz, que participou das primeiras palestras realizadas no auditório da Secretaria de Agricultura, no dia 19 de novembro.

De acordo com o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura, Waldrem Marcelo Oliveira, as ações são importantes para preparar a população e disseminar a cultura da coleta seletiva, que será implantada a partir de dezembro em Iúna.

"Queremos chamar a população e mostrar o papel de cada um neste processo. Nas palestras de educação ambiental mostramos os benefícios da coleta seletiva, e pedimos ajuda de todos para colaborarem com o projeto que é muito importante para desenvolvermos um meio ambiente mais equilibrado, além de promovermos crescimento econômico e oportunidades de emprego”, comentou Waldrem. Ainda segundo o secretário, com a implantação da coleta seletiva terá início a atividade da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Iúna.

Desde o final de 2013, a Prefeitura de Iúna vem planejando e executando atividades para a implantação da coleta seletiva no município. Limpeza da área do antigo lixão, realização de pesquisas sobre o serviço da coleta de lixo, reuniões com comunidades e comerciantes e formação de associação de catadores de materiais recicláveis são algumas das ações concluídas.

Saiba Mais

A Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.