Diagnose foliar - Avaliação da Fertilidade do Solo

A análise foliar permite avaliar o estado de nutrição de cada planta.

Por David Florenço, fonte Assessoria de Comunicação
Publicado em 01/12/2021 às 14:01  •  atualizado há 3 dias

A análise foliar permite avaliar o estado de nutrição de cada planta. Em primeiro lugar, este procedimento complementa a análise do solo e tem como função primordial realizar de maneira adequada a fertilização da cultura ao decorrer das safras.

Da mesma forma, a análise foliar identifica estados de desequilíbrios, carência ou toxicidade de um ou mais nutrientes. Sendo assim, é possível verificar se a aplicação de nutrientes ao solo será ou não vantajosa para a planta. Acima de tudo, este procedimento é capaz de apontar o estado nutricional da planta. Com isso, é possível realizar as correções necessárias para o melhoria da safra.

Como coletar corretamente as amostras?
O princípio básico de coleta de amostra consiste na seleção de partes da planta, normalmente são utilizadas as folhas, pois, apresentam maior estabilidade em relação aos fatores que influenciam em seu equilíbrio.A época adequada de coleta varia de cultura para cultura. Entretanto, vale ressaltar que as amostras devem ser colhidas antes de atingirem o florescimento.

O procedimento para coleta de amostras de folhas é simples:

– Caminhamento em ziguezague;

– Caminhamento em x;

– Caminhamento em nível.

As folhas colhidas para amostras deverão ser recém-maduras, pois, são órgãos que representam de maneira clara o estado nutricional da planta. Isso porque, a folha nesta fase é o centro de processos metabólicos e refletem muito bem a composição e as mudanças na nutrição. Após colhidas, serão geradas as subamostras que devem ter número aproximadamente igual de folhas, desta forma teremos uma amostra composta. Após realizar este procedimento o produtor deve enviar o material colhido em sacos de papel para o laboratório de análise, assim, terá o diagnóstico completo de sua cultura e poderá realizar a aplicação correta de nutrientes.

DICAS IMPORTANTE PARA UMA ANÁLISE DE SUCESSO
Não misture:

– Folhas de variedades ou de espécies;
– Amostras de plantas que visualmente estão normais com aquelas de aparência anormal;
– Folhas com idade fisiológica diferente;

Evite:

– A mistura, na mesma coleta de amostra, de folhas de plantas que não representam a condição média da lavoura ou do pomar;
– A coleta de amostras de folhas logo após adubação no solo ou foliar e/ou pulverizações com defensivos;
– A coleta de amostras de plantas próximas de estradas ou de carreadores.

Diagnose foliar - Avaliação da Fertilidade do Solo

Noticia Copa Sesport: Após vitória no primeiro jogo, Iúna recebe adversário Segundo jogo da Etapa será realizado em Iúna, no próximo domingo, a partir das 15h, no Estádio Municipal Antônio Ozório Pereira. há 4 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia 16 de maio| Dia do Gari  há 9 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia A Prefeitura de Iúna em parceria com o Sebrae divulga a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business Você, empreendedor do ramo de panificação, acesse o edital e confira a programação e período de inscrições há 10 horas  •  Prefeitura Municipal

Prefeito Romário com Mateus Freitas que garantiu o primeiro lugar na Categoria Elite, no DH Iúna.

Noticia Copa Sesport inicia partidas no Caparaó Iúna inicia semana já se preparando para a segunda partida no próximo domingo(22), que será realizada no campo em Iúna há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia 15 de maio| Dia do Assistente Social  há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Liga de DownHill já tem programação confirmada para o domingo (15) O evento esportivo está sendo realizado hoje e encerra neste domingo (15), no Pico Colossus. há 2 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 3 dias  •  Prefeitura Municipal