Secretaria de Saúde

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 28/07/2020 às 09:18  •  atualizado há 3 minutos

Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, na Portaria nº 147-R, de 25 de julho, que dispõe sobre o mapeamento de risco Covid-19, o município de Iúna foi classificado em risco baixo no enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Devido à queda do número de casos e de outros fatores como a redução da taxa global de ocupação dos leitos de UTI no Estado para abaixo de 80%, a Prefeitura de Iúna regulamentou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e demais entidades privadas.

Com o Decreto Municipal n° 71/2020 e Portaria-SMS nº 14/2020, publicada no dia 27 de julho, o comércio fica autorizado a realizar atendimento presencial ao público, sem restrições de horário de funcionamento, enquanto a cidade de Iúna permanecer enquadrada no nível de risco baixo, nos termos do Decreto Estadual nº 4636-R, de 19 de abril de 2020, e nas Portarias da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Continuam vedados o funcionamento de bares, boates, teatros, casas de show, cerimoniais, clubes recreativos, parques de diversões e quaisquer outros estabelecimentos que pela natureza concentrem considerável número de pessoas ou tenham a disposição dos usuários a comercialização de bebidas alcóolicas.

Fica também mantida a suspensão da realização de eventos e atividades com a presença de público, que envolvem aglomeração de pessoas, independentemente do quantitativo, tais como eventos desportivos, comemorativos e institucionais, shows, feiras (exceto à feira de agricultores), eventos científicos, comícios, passeatas e afins, enquanto durar o Estado de Emergência em Saúde Pública em decorrência da Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Fica admitida a possibilidade de comercialização remota de bebidas alcóolicas por bares, lojas de conveniência e distribuidoras, com a retirada pelo cliente de produtos em área externa do estabelecimento, observadas todas as regras de distanciamento e higienização, ou a entrega de produtos na modalidade delivery, independentemente do dia e horário.

Os estabelecimentos comerciais, industriais, e alimentícios deverão observar as regras de higiene e de combate à aglomeração descrita na Portaria-SMS 07/2020 e suas alterações para realizar as atividades.

A Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami salienta que a situação da pandemia no município ainda é preocupante e reforça para que todos devam continuar com as ações de controle para a diminuição da doença. Estamos em um momento que ainda exige cuidados, tais como, isolamento e distanciamento social, uso de máscara, não aglomeração e os cuidados higiênicos.

O Prefeito Weliton Virgílio agradece a toda população, comércio, funcionários da saúde do município e todos que contribuíram direta ou indiretamente para a estabilização dos casos ativos confirmados no município. Reforça ainda que é preciso continuar com os cuidados até que a situação normalize totalmente.

Decreto Municipal n° 71/2020

Portaria-SMS nº 14/2020

Noticia Iúna terá duas unidades do SAMU 192 Serão duas unidades, sendo uma de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI Móvel), que irão atender o município e a região. há 2 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna é classificada em risco baixo e flexibiliza o funcionamento do comércio de acordo com as determinações do Estado Nesta segunda-feira (10), entra em vigor o 17º Mapa de Risco COVID-19 do Espírito Santo e Iúna saiu de Risco Moderado para o Risco Baixo. há 3 dias  •  Secretaria de Saúde