Concurso Qualidade do Café: vencedores serão conhecidos nesta quarta-feira (18)

Evento acontece no Parque de Exposição Cassiano Júnior

Por Secretaria de Agricultura, fonte Prefeitura
Publicado em 17/10/2017 às 09:40  •  atualizado há 1 dia

A prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Agronegócios está realizando em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o 3º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica. A divulgação do resultado e entrega da premiação aos vencedores será nesta quarta-feira, 18 de outubro, a partir de 18h00, no Parque de Exposição Cassiano Júnior.

Segundo os organizadores, os objetivos do concurso são identificar, promover e premiar os agricultores de café Arábica de qualidade, além de incentivar a constante melhoria como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valor ao produto.

O Concurso abrange duas categorias, sendo elas: via úmida - cereja descascado ou despolpado e via seca, café natural.

Os agricultores, ainda que possuam mais de uma propriedade, puderam se inscrever com o máximo de dois lotes, um para cada categoria, sendo exigido por lote, 07 (sete) sacas, as quais tiveram de ser armazenadas e disponibilizadas em armazéns, próprios ou de terceiros, desde que localizados no município de Iúna.

Ainda de acordo com os organizadores, o 3º Concurso de Qualidade do Café Arábica está sendo coordenado por uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Agricultura e Agronegócios e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A Comissão foi nomeada através de portaria subscrita pelo secretário municipal de Agricultura e Agronegócios, Robson Fardim Tristão.

Quem participa

Estão participando do concurso, os produtores exclusivamente proprietários ou parceiros agrícolas regularmente inscritos no município de Iúna.

Na sexta-feira (6) foi realizada a degustação dos cafés que estão participando do concurso (foto acima). “Uma parceria importante entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper. Sempre juntos pelo homem do campo”, destacou o secretário de Agricultura, Robinho Tristão.

Premiação:

Serão premiados os 5 (cinco) primeiros colocados por categoria, os quais receberão, de acordo com sua classificação, os seguintes prêmios:

Categoria cereja descascado – despolpado:

1º Colocado: R$ 4 mil (quatro mil reais)

2º Colocado: R$ 3 mil (três mil reais)

3º Colocado: R$ 2,5 (dois mil e quinhentos reais)

4º Colocado: R$ 2 mil (dois mil reais)

5º Colocado: R$ 1,0 (mil reais)

Categoria Natural:

1º Colocado: R$ 4 mil (quatro mil reais)

2º Colocado: R$ 3 mil (três mil reais)

3º Colocado: R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais)