Classificação de Café, o curso do SENAR forma novos alunos em Iúna

A formação profissional vai garantir aos produtores iunenses conhecimento da Classificação Oficial Brasileira (COB) garantindo aos produtores mais segurança no momento de comercializar o seu produto

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 19/07/2022 às 09:47  •  atualizado há 8 horas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR/ES) em parceria com a Prefeitura Municipal de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou na última semana o curso de Classificação de Café,  com duração de 16 horas para até 20 participantes.  A capacitação foi realizada durante o evento Agroshow, no parque de Exposições de Iúna.

Conforme informações do Senar, com a nova capacitação, o produtor terá conhecimento da Classificação Oficial Brasileira (COB) para Café, e poderá se posicionar com mais segurança no momento de comercializar o seu produto. Conhecendo o que produz, terá condições de negociar o preço de acordo com o mercado.

No treinamento os produtores participantes de Iúna  receberam  informações sobre a classificação por peneira, medição de umidade e quantificação de defeitos; formação do preço em função do enquadramento da amostra na COB; causas de defeitos, suas prevenções e correções. Consequentemente, melhorando os processos produtivos e o produto final, resultando em cafés com mais qualidade.

Segundo o instrutor Leandro da Silveira Barbosa, o treinamento é bem prático e dinâmico, sendo baseado em vivência dos próprios produtores. “É um treinamento bastante prazeroso, com relação ao tempo de permanência em sala, e transformador, a partir do momento que o produtor entende que a formação do preço depende muito mais do que ele faz no dia a dia, do que do mercado propriamente dito”, explicou.

Durante as aulas também são abordadas as rotinas de classificação (tipificação da comercialização do café) e os processos relacionados à produção (atividades do dia a dia de lavoura).

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Classificação de Café, o curso do SENAR forma novos alunos em Iúna