Campanha dezembro vermelho alerta sobre prevenção da Aids

Unidades de saúde distribuem preservativos, orientam pacientes e realizam exames gratuitos

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 17/12/2013 às 17:26  •  atualizado

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Francelina Serrano, as ações de conscientização são parte da rotina das unidades de saúde durante todo o ano. “O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à Aids. Todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população, durante este mês. Mas são ações rotineiras nas unidades básicas de saúde”, explicou a coordenadora.

Atualmente, as unidades de saúde do município oferecem exames laboratoriais gratuitos, orientações a pacientes suspeitos de terem contraído a doença e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

“O paciente que quer fazer o exame laboratorial deve procurar a equipe de vigilância epidemiológica para fazer a coleta de sangue. Também oferecemos o teste rápido para identificar qualquer Doença Sexualmente Transmissível (DST) ou a Aids. São exames gratuitos”, informou Francelina.

Saiba mais

- A AIDS não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.

- As organizações mundiais divulgam os balanços epidemiológicos da doença, e neste ano cerca de 40 milhões de pessoas foram infectadas no mundo, a maior parte na África subsaariana, sendo 718 mil só no Brasil. É considerada a quarta causa de óbito no mundo.

- Este ano, o Ministério da Saúde começou a oferecer as drogas antirretrovirais (que impedem a multiplicação do vírus) a todos os adultos infectados. O mês de dezembro é lembrado em todo o mundo como o período de prevenção e combate à Aids. Durante esse período, os agentes e profissionais das unidades de saúde do município também reforçam as ações de diagnóstico e tratamento da doença.

Saiba mais

Campanha dezembro vermelho alerta sobre prevenção da Aids

Símbolo da campanha de combate à Aids

Noticia Campanha de vacinação contra o SARAMPO em Pequiá O dia D será nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, das 9:00 às 15:00 horas. há 3 dias  •  Secretaria de Saúde