Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Caminhada Florada do Café: história e gastronomia em Santa Clara

Evento reuniu dezenas de participantes de todas as idades para um passeio ao ar livre aos pés do Parque Nacional do Caparaó

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 27/10/2015 às 16:15  •  atualizado

A 2ª Caminhada Florada do Café reuniu na manhã do último sábado (24) dezenas de moradores e turistas para conhecerem as belezas da região de Santa Clara, ouvir histórias da região, informações sobre a cultura cafeeira, e também para saborear os quitutes da roça e a culinária caipira e, ao final, dançar forró ao som da sanfona e da viola.

O evento, realizado pelos empreendedores do Circuito Serras, Águas e Cafezais, com apoio da Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, e do Incaper, contou com um roteiro de 4,5 km pelas estradas de terra do Córrego dos Pilões e do Pedregulho (aos pés do Parque Nacional do Caparaó).

Conhecer novas pessoas, relaxar ao ar livre e curtir os atrativos do meio rural foram alguns dos resultados do evento para os participantes. “Foi muito bom! Uma oportunidade de relaxar em meio aos amigos e à natureza. Quero participar mais vezes!”, comentou o professor Júlio Maria Rodrigues. “Adorei participar! Não perco mais nenhuma caminhada”, reforçou a funcionária pública Micaeli Cascine.

“O objetivo da Caminhada é difundir as belezas naturais e os inúmeros atrativos de Iúna e da economia cafeeira. Já estamos na contagem regressiva para a próxima edição”, comentou o diretor de Turismo de Iúna, Cristiano Ricarte.

Roteiro

A primeira parada foi para um café da manhã na Fazenda da Aparecida Ventura. De lá, o historiador e fotógrafo de Guaçuí, Cimar Pinheiro, acompanhou os caminhantes e contou a história da produção cafeeira e sua importância para a região do Caparaó.

Ainda durante o percurso, o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca, explicou o processo da floração do café e o desenvolvimento do grão até chegar ao ponto de colheita, além da importância da preservação de nascentes nas propriedades.

O almoço, e ponto final da caminhada, aconteceu no Sítio Pedregulho (hospedagem rural), e os caminhantes puderam provar as comidas típicas da região, como frango com macarrão, angú, torresmo, além de grande variedade de verduras colhidas na propriedade - tudo ao som da sanfona e da viola, com apresentação do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Edmar Henriques (Acanhado) e o jovem Wesley Alcântara, representando o Circuito Caminhos dos Tropeiros, de Ibatiba.

O prefeito de Iúna, Rogério Cruz, os secretários de Obras, Waldrem Marcelo Oliveira, e de Agricultura João Elias Horsth, e a deputada estadual Luzia Toledo também prestigiaram o evento. “Sabemos das potencialidades de Iúna, tanto no setor turístico quanto cafeeiro e estamos prontos para desenvolver esses segmentos cada vez mais, com a união da nossa equipe, dos empresários e demais parceiros”, declarou o prefeito Rogério Cruz.

Caminhada Florada do Café: história e gastronomia em Santa Clara

Caminhada Florada do Café

Noticia Todos os ritmos. Todas as cores. Está chegando o Carnaval 2020 de Iúna As fantasias mais originais ganharão prêmios. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Entregue a ordem de serviço para dar início à restauração do Palacete Municipal  há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Festa de Santa Luzia: tradicional evento de fé e devoção em Iúna A tradicional festa é realizada no dia 13 de dezembro. há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Academias Populares: uma ótima opção para a prática de atividades físicas As academias populares estão na moda e cada vez mais um número maior de pessoas vêm aderindo a essa ideia há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Iunense Matteus Freitas é bicampeão na Liga Capixaba de Downhill Mais um orgulho para o nosso município! há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Ministério Graça e Paz leva o título de campeã da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 3 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Semana dedicada ao curso “Bem receber o turista” na Casa da Cultura O curso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. há 3 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia IBCI e Ministério Graça e Paz disputam o título de campeã na grande final da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal Final será disputada no dia 22 de novembro. há 3 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Atleta iunense Matteus Freitas.

Noticia Confira o fechamento da primeira rodada da Copa Sul Capixaba 2019  há 3 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo