Secretaria de Saúde

Avanço no atendimento traz resultados positivos no serviço de agendamento de saúde em Iúna

Em novembro de 2017 mais de 1.000 iunenses foram atendidos com consultas e exames especializados no setor de Regulação e o acesso aos serviços de saúde em Iúna apresentam resultados positivos.

Por Secretaria de Saúde
Publicado em 13/12/2017 às 20:50  •  atualizado há 1 hora

A Secretaria de saúde, por intermédio do setor de regulação, contabilizou, só no mês de novembro de 2017, um total de 1.240 pacientes atendidos com consultas e exames especializados, aqueles que o município possui disponível para o paciente e os encaminhados a atendimentos em outras cidades.

No mesmo período do ano passado, foi contabilizado 288 atendimentos das mesmas especialidades. O fruto desse avanço é a organização da secretaria de saúde e a reestruturação da equipe de regulação, uma iniciativa do prefeito Weliton Virgílio já no primeiro mês de governo, em janeiro/17. O empenho no atendimento aos pacientes, por parte da equipe, também é um ponto de referência para o crescimento desse número.

Dentre as consultas especializadas que foram marcadas e atendidas pelo setor de regulação estão: cardiologia, ortopedia, oncologia, oftalmologia, endocrinologia, pequenas cirurgias gerais, pediatria, neurologia, pneumologia, urologia, dermatologia e outros. Os exames especializados realizados através da regulação foram: tomografia, ressonância magnética, ecocardiograma, teste de esforço, cintilografia, colonoscopia, doppler, ultrassonografia e similares e outros.

Além dos atendimentos especializados, houve um avanço na lista dos exames laboratoriais, com ofertas de 21 tipos de exames a mais do que a tabela anterior, alcançando a marca de 52.192 atendimentos até o mês de setembro de 2017.

Segundo a secretária de saúde Vanessa Leocádio, a equipe tem intensificado o trabalho, muitas vezes, com o esforço dos profissionais até mesmo após o horário normal para atender a demanda. "Os agendamentos estão sendo de forma prioritária, ou seja, não é mais por ordem de chegada, mas sim pela urgência do atendimento que o paciente necessita. Essa urgência é medida através do resumo do exame físico que os médicos descrevem no encaminhamento do paciente e, assim, facilita o nosso trabalho para a inclusão do paciente no sistema de saúde do Estado, que disponibiliza as vagas", explicou.

De acordo com Silvana Pereira, chefe do Centro de Regulação, o apoio dado pelo prefeito Weliton Virgílio, bem como da Secretária Vanessa Leocádio, está sendo incondicional para que o setor avance no atendimento de qualidade aos pacientes de Iúna, como está sendo feito.

Já o índice de faltas às consultas teve uma redução de 80%, isso devido ao trabalho da equipe em agendar e ligar para os pacientes confirmando, com antecedência, o dia e horário previamente agendado.

Além da restruturação da equipe, o atendimento ao público também foi modificado, sendo das 07:00 às 15:00 horas. A partir das 15:00 horas a secretaria efetua o trabalho interno, sendo de controle e ajustes dos procedimentos para que a demanda possa continuar a ser suprida com o mesmo êxito e avanço no atendimento ao cidadão.

Prefeito Weliton Virgilio e a Secretária de Saúde Vanessa Leocádio

Noticia Prefeitura realiza primeira etapa de inquérito sobre Covid-19 em Iúna Foram realizados 120 testes nos bairros Guanabara, Quilombo e Nossa Senhora da Penha (Pito). há 1 dia  •  Secretaria de Saúde

Noticia Inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 começa nesta quarta-feira (27) em Iúna Se sua casa for sorteada, receba nossos profissionais, colabore, facilitando a pesquisa. há 8 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Motoristas de ambulância recebem kits de Equipamento de Proteção Individual - EPI Os motoristas receberam máscara de proteção, protetor facial, macacão impermeável, touca, luva, avental e álcool em gel. há 27 dias  •  Secretaria de Saúde