Assistência realiza palestra contra violência a mulher e reforça Campanha Agosto Lilás

Agosto Lilás, um mês, uma cor, uma luta. Mês de conscientização do combate a Violência contra a Mulher.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 23/08/2022 às 13:09  •  atualizado há 2 dias

A prefeitura de Iúna através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nesta terça-feira (23) um encontro com mulheres e a população iunense para falar sobre o combate a violência contra a mulher  enfatizando as ações da campanha do agosto lilás.

De acordo com a secretária de Assistência Lusmar Souza, a iniciativa vem para ofertar a conscientização de combate a violência, caminhos para denunciar possíveis agressores, assistência psicológica e direitos das mulheres. O agosto lilás foi criado diante da necessidade de elaborar campanhas de conscientização e enfretamento ao abuso e a violência contra a mulher, é o mês que celebra a criação da lei Maria da Penha, essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

A palestra principal foi realizada pelo psicólogo da Secretaria de Assistência, Conrado Domingues Marques, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS). A Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos. A Lei 11.340, de 2006, ganhou o nome de lei Maria da Penha em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica devido a agressões sofridas em 1983 do então marido, o economista e professor universitário colombiano Marco Antonio Heredia Viveros. Ele primeiramente atirou na esposa, simulando um assalto. Depois tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Somente em outubro de 2002, a seis meses do prazo de prescrição do crime, Viveros foi condenado e preso, mas cumpriu apenas dois anos (um terço) da pena e acabou solto em 2004.

“Homem de verdade não bate em mulher e amigos de verdade denunciam. Temos que trabalhar para eliminar a violência de qualquer tipo contra todos, especialmente contra as mulheres.", finalizou a secretária de Assistência Lusmar.

Já no próximo dia 31, a Secretaria promove uma nova palestra como público alvo os homens que participam dos serviços oferecidos pela Assistência para debater o assunto.

Iúna FAZ!

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001