Aleitamento materno é tema de capacitação

Profissionais da saúde de Iúna participaram do curso Amamenta e Alimenta Brasil

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 07/08/2014 as 11:10  •  atualizado há 1 segundo

Com o objetivo de fortalecer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno entre as mães do município, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (06), uma capacitação com todos os profissionais da saúde para implantação da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil nas unidades de saúde do município. A iniciativa faz parte das ações da Semana do Aleitamento Materno.

De acordo com a enfermeira coordenadora do Programa Rede Cegonha, Elisângela Amorim, a intenção é estimular as gestantes a amamentar os bebês por um período maior.

"Em nosso município temos muitos casos de mães que resistem a dar o leite materno para a criança, muitas vezes por mitos antigos. E existe uma grande distribuição de leites industrializados e fórmulas que em muitos casos são desnecessárias. Tenho certeza que após essa capacitação nossos profissionais saberão a melhor maneira de orientar e tirar todas as dúvidas das futuras mães", esclareceu.

Para a enfermeira Kézia Souza, que atua na Estratégia de Saúde da Família do bairro Pito, o programa foi uma oportunidade para todos os profissionais se integrarem ao tema. "A capacitação é ótima, pois muitas vezes cada profissional dá uma orientação diferenciada. Agora, recebemos as informações atualizadas de forma clara para que todos os profissionais possam passar a mesma informação para as mães", frisou.

Amamentação

Do dia 1° a 07 de agosto é comemorada a Semana do Aleitamento Materno. A campanha tem o objetivo de promover e apoiar a amamentação no combate à desnutrição infantil. Em Iúna, os postos de saúde contam com profissionais para orientar as mamães, por meio do programa Rede Cegonha.

Toda criança ao nascer deve ser amamentada. Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é necessária, pois é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável.

A Organização Mundial da Saúde orienta que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos, a partir do sexto mês de vida do bebê. No entanto, a recomendação é de que o aleitamento materno perdure até os dois anos ou mais.

Aleitamento materno é tema de capacitação

Capacitação do programa Amamenta e Alimenta Brasil em Iúna

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 8 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 18 dias  •  Secretaria de Saúde