Agricultores recebem primeira carga de calcário através do Programa “Iúna Solo Fértil”

O transporte, subsidiado por meio da Secretaria de Agricultura, pode ser solicitado após a comprovação de análise de solo, uma das recomendações para ter o transporte subsidiado pela Prefeitura.

Publicado em 12/05/2022 às 11:27  •  atualizado há 10 horas

Nesta quinta-feira (12), gestores da Prefeitura de Iúna acompanharam a chegada da primeira carga de calcário ao município, transportada por meio do Novo Programa da Secretaria de Agricultura “Iúna Solo Fértil”. No total, 31,5 toneladas foram transportadas, por meio do subsídio de transporte, para os agricultores do município.

A iniciativa faz parte de mais uma ação da Prefeitura de Iúna para auxiliar os agricultores iunenses. O prefeito Romário Batista Vieira e o secretário de Agricultura João Marcos Gava acompanharam a chegada da carga e falaram mais sobre os dois novos Programas em execução pela Secretaria de Agricultura.

"Hoje temos a análise do solo de suas propriedades, o custeio de mais de 70% das despesas com o laboratório. Garantindo aos produtores uma alta produtividade aliada a preservação do meio ambiente passa por um solo fértil e conservado e a análise de solo é fundamental para propiciar as melhores condições para as culturas e também mais essa novidade em que a Secretaria está subsidiando o transporte do calcário. São iniciativas que só beneficiam nossos agricultores gerando crescimento e fortalecendo nossa Agricultura”, disse Romário.

O Secretário de Agricultura João Marcos explicou como funciona para participar dos dois programas. “É muito importante que se faça a análise de solo. A Secretaria de Agricultura, além de disponibilizar o serviço de análise de solo e folhas, disponibiliza também o transporte do calcário agrícola, subsidiando esse transporte, da empresa moageira até a comunidade do produtor rural requerente. O produtor pode solicitar o transporte de até 19 toneladas do calcário agrícola, por inscrição Estadual de produtor, seguindo as recomendações técnicas de acordo com análise de solo da propriedade e  ter guiado a sua produção a partir de 2021”, explicou João.

O agricultor Josiel Teodoro, do  Córrego do Fama, recebeu 200 sacos de calcário, nesta quinta-feira. O agricultor Ivalci Domingues da Silva, de Laranja da Terra, recebeu 380 sacos de calcário e o agricultor Aldimar Rodrigues Mariano, do córrego Figueira, também efetivou o uso do novo Programa e recebeu 50 sacos de calcário.

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 11 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 18 dias  •  Prefeitura Municipal