Publicado por: Marina Caetano

Data de Publicação: 03/09/2026 às 08:56:27

Fonte da Informação: Prefeitura Municipal de Iúna

Proprietários de lotes e imóveis edificados em Iúna devem comparecer ao Setor de Tributação e Arrecadação, localizado na sede da Prefeitura, para retirar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU 2026.

A convocação é direcionada especialmente aos donos de terrenos vagos (lotes) e àqueles que possuem imóveis edificados, mas que, por algum motivo, não receberam o carnê em sua residência.

O prazo limite para a quitação do imposto é o dia 15 de setembro de 2026. A administração municipal reforça a importância de realizar a retirada e o pagamento do tributo dentro do prazo estabelecido para evitar incidências de juros, multas e demais encargos legais por atraso.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

 

Origem das informações: https://Iuna.es.gov.br

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas:


foto noticia

03/09/2026

SCFV ao Idoso realiza encontro educativo sobre o Alzheimer

Nessa quinta-feira (03), os idosos cadastrados no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participam de um momento de aprendizado sobre o Alzheimer.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Marília Machado Silva, que mencionou que a causa da doença ainda é desconhecida e é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. Os sintomas do Alzheimer incluem incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas, dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos, irritabilidade, agressividade, tendência ao isolamento entre outros.

Fatores de risco têm ligação com idade e histórico familiar. A demência é mais provável de ocorrer se a pessoa tem algum familiar que já sofreu do problema e se possui baixo nível de escolaridade.

A Doença de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção específica, no entanto, os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social, juntamente com hábitos e estilos saudáveis, podem retardar ou até mesmo inibir a manifestação da doença.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

03/09/2026

Coleta de lixo não será realizada na próxima segunda-feira (07)

A Prefeitura de Iúna comunica que na próxima segunda-feira, 07 de setembro, não haverá coleta de lixo nas ruas do município.

Em decorrência do feriado da Independência do Brasil, os servidores da coleta não realizarão os trabalhos. É extremante importante que você descarte seu lixo apenas no dia seguinte, terça-feira, 08 de setembro.

Faça sua parte! Vamos manter a cidade limpa.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

01/09/2026

Setembro Amarelo: O poder da escuta e a importância de falar sobre saúde mental

A campanha Setembro Amarelo tem como objetivo principal a conscientização sobre a prevenção do suicídio, quebrando tabus e mostrando que falar sobre saúde mental é um ato de responsabilidade coletiva e de preservação da vida.
O movimento busca lembrar que por trás de cada caso existe uma história, um sofrimento muitas vezes invisibilizado e, acima de tudo, a possibilidade de reversão por meio do acolhimento adequado. Durante muito tempo, o sofrimento psíquico foi tratado com o véu do preconceito e da desinformação. 
O suicídio raramente decorre de um único fator, mas sim de uma complexa teia de dores emocionais profundas, esgotamento, transtornos como depressão e ansiedade não tratados, ou situações de forte impacto social e financeiro. O antídoto para esse isolamento é a escuta qualificada e sem julgamentos. 
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Iúna atua como a principal porta de entrada e referência para o atendimento em saúde mental no município. A unidade dispõe de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, psiquiatra, assistente social e enfermeiro, preparada para acolher pessoas em sofrimento psíquico grave, em situações de crise ou com demandas decorrentes do uso de substâncias. 
Procurar o CAPS significa encontrar um espaço seguro, sigiloso e humanizado, onde o paciente é enxergado em sua totalidade, e não apenas através de seus sintomas. 
Se você está enfrentando um momento difícil, sente que o peso do mundo está insuportável ou conhece alguém que precisa de suporte emocional, saiba que você não está sozinho.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

 


foto noticia

01/09/2026

Chamamento Público para credenciamento de ambulantes tem data prorrogada

A Prefeitura de Iúna informa que o Chamamento Público nº 001/2026 para o credenciamento de comerciantes ambulantes que desejam atuar em pontos fixos regulamentados no município (Decreto Municipal n°. 048/2026) teve a data prorrogada.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de setembro. Acesse o edital completo e saiba mais em www.iuna.es.gov.br, na aba “Publicações” > “Edital de Chamamento Público nº 001/2026”.

O edital contempla vagas em diversos bairros e distritos de Iúna para comercialização de alimentos, bebidas, hortaliças, frutas e outros produtos, conforme os pontos e atividades autorizados.

Em caso de dúvidas, procure a Sala do Empreendedor, no prédio da Prefeitura, ou entre em contato pelo WhatsApp (28) 99943-6088.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

31/08/2026

COMEÇOU O PAEBES 2026!

É hora de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido, estudado e construído ao longo do ano!
Nossos estudantes do 2º, 5º e 9º anos estão preparados para esse momento, contando com o apoio dos professores, das famílias e de toda a comunidade escolar. 

 Iúna acredita em você!
PAEBES 2026 — O empenho de ontem trouxe resultados. Agora, vamos juntos ainda mais longe!

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

31/08/2026

Feira Livre dos Produtores: 40 anos de sabor, afeto e tradição.

Feira Livre dos Produtores: 40 anos de sabor, afeto e tradição.  

Em comemoração aos 40 anos da Feira Livre dos Produtores de Iúna, na última sexta-feira (28) teve uma programação especial no Centro Multiuso. Além da comercialização dos feirantes, teve música ambiente, bingo de produtos doados pelos comerciantes e, claro, parabéns e bolo para todos.

A Feira Livre de Iúna teve início no dia 03 de março de 1986 após um acordo feito com a Prefeitura, Incaper e outros parceiros. João Lima, um dos fundadores, participou da feira por 38 anos– atualmente não comercializa seus produtos, e lembra que não foi fácil organizar tudo para que a feira pudesse funcionar. 

João Lima diz estar feliz por ver a tradição permanecer por tantos anos, e comentou “Deixei a barraca, mas não deixei os fregueses e nem meus companheiros. Porque isso aqui foi um sonho que nós realizamos. Dou muitas graças a Deus de ter vocês como fregueses, porque a feira sem vocês não é nada. Vocês sustentam os barraqueiros e os barraqueiros sustentam vocês”.

A Feira Livre de Iúna funciona todas as sextas-feiras, exceto em feriados, a partir das 15h no Centro Multiuso, próximo ao Ginásio de Esportes de Iúna.

Fotos: Vagner Caliman

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br