Publicado por: Marina Caetano

Data de Publicação: 27/08/2026 às 08:15:51

Atualizado por: Marina Caetano dia 27/08/2026 às 14:06:57

Fonte da Informação: Prefeitura Municipal de Iúna

Nesta data de 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo, profissional essencial para a promoção da saúde mental, do bem-estar social e da dignidade humana. Em Iúna, profissionais que atuam na linha de frente dos serviços públicos acolhem e transformam histórias diariamente.

No Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o trabalho é liderado com dedicação pelo Dr. Marllon de Souza, que coordena e conduz ações voltadas ao suporte em saúde mental. 

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Dr. Caio Cezar Turini Rossetto e a Dra. Bianca Amaral atuam na prevenção de vulnerabilidades e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Além disso, o suporte à rede conta com a valiosa contribuição da Dra. Acza Maressa Cardoso Rodrigues, profissional da Educação Especial, que fortalece a articulação intersetorial voltada à inclusão e ao desenvolvimento dos estudantes.

E no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o suporte às famílias e indivíduos em situação de risco ou violação de direitos conta com a competência técnica e sensibilidade da Dra. Maralins Lopes Rezende e da Dra. Marianne Heringer Ferreira, que desempenham um papel vital no município na defesa dos direitos humanos e sociais.

Neste Dia do Psicólogo, celebramos a profissão e reconhecemos aqueles que dedicam conhecimento, sensibilidade e compromisso a um trabalho que começa pela escuta e tem como propósito o cuidado com as pessoas.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

Origem das informações: https://iuna.es.gov.br

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas:


foto noticia

15/10/2026

Iúna premia vencedores dos concursos de qualidade do café e design de embalagens

Nessa quarta-feira (14) aconteceu, em Iúna, a solenidade de divulgação e premiação do 12º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica, 2º Concurso Municipal de Qualidade do Café Conilon e 1º Concurso Municipal de Design de Embalagem para Café Torrado.

Os concursos de café tiveram um total de R$ 89.100,00 em premiações, já para o concurso de design de embalagem foi de R$ 10.000,00. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, juntamente com o Incaper e Associação de Cafés Especiais, patrocínio do Sicredi, com apoio do Senar, COOCAFÉ e Associação dos Produtores Rurais do Caparaó Capixaba.

A mesa de autoridades foi composta pelo secretário de Agricultura, Adriano Salviete da Silva, o subsecretário de Agricultura, Jasseir Alves Fernandes, o prefeito, Romário Batista Vieira, o vereador, Emerson da Silva Santos, o secretário de Gabinete e Comunicação, Raphael Amorim, o chefe do escritório regional do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, o diretor da COOCAFÉ, Álvaro Amorim, o gerente do Sicredi, Eduardo Francisco de Almeida Filho, o presidente da Associação de Cafés Especiais, Márcio José Gomes e a presidente do Sindicato Rural de Iúna, Vanda Silveira Gomes Barbosa.

Mais do que uma disputa técnica, a noite representou para as famílias presentes o ápice de um ano inteiro de trabalho árduo. Desde as primeiras horas da madrugada até o manejo cuidadoso na colheita e na secagem.

O 1º Concurso de Design de Embalagem mostrou que o café de Iúna tem excelência não apenas no sabor e no aroma, mas também na apresentação comercial. Embalagens criativas e sofisticadas ajudam a contar a história de cada família produtora, facilitando a entrada dos cafés especiais de Iúna em mercados mais exigentes e prateleiras de todo o país.

O evento destaca como a paixão pelo café passa de geração em geração, unindo a sabedoria dos produtores mais antigos com a energia e a inovação dos jovens que continuam no campo.

Confira a seguir os vencedores.

CAFÉ ARÁBICA – CEREJA DESCASCADO
1º Lugar - Deneval Miranda Vieira Junior
2º Lugar - Douglas Dutra Vieira    
3º Lugar - Miqueias Batista de Jesus Costa
4º Lugar - Fernando de Oliveira
5º Lugar - Elias Miranda Vieira
6º Lugar - Elisangela Aparecida Justo Almeida
7º Lugar - Evaldo Moraes Vieira
8º Lugar - Amos José Horsth
9º Lugar - Rogerio Morineau Fornari
10º Lugar - Carlos Felipe Vieira

CAFÉ ARÁBICA - FERMENTADO
1º Lugar - Márcio Batista Lami
2º Lugar - Rosival Dutra Vieira

CAFÉ ARÁBICA - NATURAL
1º Lugar - Eder de Amorim Barros
2º Lugar - Txai Damiano Soares
3º Lugar - João Batista da Costa
4º LUGAR - Taina Romualdo Miranda
5º Lugar - Emílio Messias Horsth
6º Lugar - Rafael Bonato Machado
7º Lugar - Adenicio Silva de Matos
8º Lugar - Klysmann Hostt Lamy
9º Lugar - Teodorico Alves de Oliveira
10º Lugar - Elaine Acácio da Silva Soares

CAFÉ CONILON
1º Lugar - Deneval Miranda Vieira Junior
2º Lugar - Emílio Messias Horsth

CONCURSO DE EMBALAGEM
1º Lugar - Café Lima
2º Lugar - Café do Príncipe
3º Lugar - Golden Coffee Special

Fotos: Vagner Caliman

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

15/10/2026

Conheça as candidatas para o Concurso Rainha e Princesa do Café 2026

A Secretaria de Turismo e Cultura divulgou a lista com as 6 candidatas para o concurso “Rainha e Princesa do Café” e as 8 candidatas para o concurso “Rainha e Princesa Teen do Café”, que acontecerão no dia 22 de outubro, às 19 horas, no Centro Multiuso.

Cada candidata participará de três apresentações durante o concurso, utilizando os seguintes trajes: Social; Esportivo (bermuda e blusa) e Típico. As candidatas da categoria Rainha Teen, por sua vez, participarão apenas da apresentação com Traje Típico.

Conheça as candidatas:
Helena Sartori Galoti da Silveira Salvador – Teen
Iris Amorim Schweigert Luzzi – Teen
Isadora Matos Moura Almeida – Teen
Maria Flor Azzini Guedes – Teen
Mel Almeida Lima – Teen
Melyssa Azinni Guedes -
Hemili Silva Pereira – Teen
Ana Luyza Almeida Ribeiro – Juvenil/Adulto
Julia Heringer Freitas – Juvenil/Adulto
Nicoly Silva- Juvenil/Adulto
Paula Beatriz Justo Nascimento - Juvenil/Adulto
Sabrina Amorim - Juvenil/Adulto
Thalita Kelen Pereira - Juvenil/Adulto

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

 




foto noticia

15/10/2026

Dia do Professor: O nosso respeito e a nossa gratidão hoje e sempre

O Dia do Professor, em 15 de outubro, é uma data para celebrar um dos papéis mais nobres e essenciais para o desenvolvimento de qualquer sociedade: a educação. A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Educação, presta uma homenagem especial e sincera a todos os profissionais que fazem da sala de aula um espaço de acolhimento, inspiração e transformação de vidas.

Mais do que transmitir conteúdos, o professor é o alicerce na construção de um futuro melhor. Em cada escola da rede municipal de Iúna, esses profissionais dedicam talento, paciência e amor ao ofício, superando desafios diários para garantir que cada aluno tenha oportunidades reais de crescimento e aprendizado.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

15/10/2026

Dia Internacional da Mulher Rural: força, raiz e desenvolvimento

O campo em Iúna tem rosto, mãos firmes e, acima de tudo, muita dedicação feminina. No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Rural, data instituída para reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento agrícola e a segurança alimentar.

Em um município de forte vocação agrícola como Iúna, a presença da mulher no campo vai muito além do trabalho na terra. Elas são gestoras de negócios rurais, guardiãs de saberes ancestrais, produtoras de café de alta qualidade e o verdadeiro coração da agricultura familiar. São mães, filhas, esposas e empreendedoras que sustentam a economia local com garra, coragem e sensibilidade.

A Prefeitura de Iúna presta sua homenagem a essas mulheres que amanhecem com o sol, cuidam das lavouras, criam animais e garantem que o sustento chegue às mesas de centenas de famílias.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br