Publicado por: Marina Caetano

Data de Publicação: 04/08/2026 às 10:32:23

Fonte da Informação: Prefeitura Municipal de Iúna

Iúna te espera para mais uma edição da Feira Arte e Sabor neste sábado, 08 de agosto, no Centro Multiuso.

A partir das 19h, você encontra uma variedade de sabores na praça de alimentação, como arroz com strogonoff, torta de frango, macarrão ao molho, salgadinhos sortidos, feijoada, feijão tropeiro, macarrão na chapa, pizza, pastel, hambúrgueres, churrasco e, claro, as sobremesas.

A animação musical fica por conta de Lucas e Junior (20h).

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

Origem das informações: https://iuna.es.gov.br

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas:


foto noticia

04/08/2026

Rio Claro recebe a 5ª edição do Festival Gastronômico de Inverno nos dias 14 e 15 de agosto

Nos dias 14 e 15 de agosto, o campo do distrito de Rio Claro sediará o V Festival Gastronômico de Inverno do Roteiro Águas Claras do Príncipe. O evento gratuito foi pensado para toda a família em um ambiente acolhedor, unindo sabores locais e diversos estilos musicais.

A programação começa na sexta-feira (14/08) com abertura da praça de alimentação às 18h, seguido de uma mistura vibrante de ritmos. Terá a animação do forró com Cici & CIA (19h) e a dupla sertaneja Marcos e Willian (22h30). No sábado (15/08), a festa continua com a versatilidade de Blues Maia (18h), trazendo o melhor do blues, pop rock e MPB, rock dos anos 80 da banda Big River (20h30), e o repertório animado de sertanejo e forró com Lucas e Junior (23h).

O evento é uma realização da Associação Águas Claras do Príncipe e conta com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Iúna, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, além das parcerias do Sicoob, Sebrae e Instituto Panela de Barro para fortalecer o turismo e a gastronomia local.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

04/08/2026

Mostra Literária em Iúna reúne lançamento de livros e apresentações culturais

No último sábado, 1º de agosto, aconteceu em Iúna a Mostra Literária, um evento que contou com o lançamento de livros, exposição de fotos e apresentações culturais para toda a família.

O público pôde conhecer um pouco mais sobre as obras e adquirir os livros: “Colossus, do Jeito da Gente”, de Rodrigo Aguiar de Lima, “O Brotinho que Descobriu o Sol”, de Gilda Maria Pereira, “Perigo, O Cão Sabido”, de Gisa Gomes de Almeida, “Os Oito Dias”, de João Molina, “Nós no Espelho”, de Maralins Lopes Rezende, e “Poemas que Escrevi Onde Nasci”, de Ana Oliveira. Também esteve em exposição o trabalho fotográfico de Eder Sallez.

As apresentações culturais contaram com Coral Municipal Infanto-juvenil de Iúna – acompanhado da professora Yara Pessegueiro-, Ukulelê – professores Kaynan Nolasco e Diego Nolasco -, Cordas em Harmonia – com Diego Nolasco-, e teatro “Os Gêneros Literários”, apresentado por Gislene Amorim.

Conheça um pouco sobre as obras literárias:

 COLOSSUS, DO JEITO DA GENTE (Rodrigo Aguiar de Lima): Na década de 1980, um grupo de adolescentes subiu um pico até então conhecido como Bela Vista. Desse dia em diante, o lugar que era considerado comum foi transformado em símbolo, identidade e memória, tornando-se espaço de encontro, rito de passagem e construção de vínculos.

 O BROTINHO QUE DESCOBRIU O SOL (Gilda Maria Pereira): Em um dia, um broto, se espreguiçando, percebeu como era bom sentir o calor e a luz do sol e como lhe fazia bem. O pequeno broto iniciou uma linda amizade com o sol, que nele fez nascer, além de folhas novas, a confiança que o ajudou a crescer e vencer seus medos, enchendo-o de vida e alegria.

 PERIGO, O CÃO SABIDO (Gisa Gomes de Almeida): Na obra, a autora conta os primeiros momentos que teve com seu cachorro Perigo, na qual foi encontrado em uma lata de lixo por um amigo e levado para o sítio.

 OS OITO DIAS (João Molina): A obra de ficção é uma história cheia de mistérios, suspense e revelações, que conta a jornada de seis personagens forçados a enfrentarem desafios extremos.

 NÓS NO ESPELHO (Maralins Lopes Rezende): A autora, que também é psicóloga, conta no livro histórias reais de seus pacientes adolescentes – com nomes fictícios -. É um livro sobre aquilo que nunca encontra linguagem: as dores silenciosas da adolescência, os vazios herdados e a urgente necessidade de pertencer. A ideia de “espelho” revela não apenas quem somos, mas tudo aquilo que tentamos esconder de nós mesmos.

 POEMAS QUE ESCREVI ONDE NASCI (Ana Oliveira): Desde criança, Ana encontrou na leitura e na escrita um lugar de morada. Entre silêncios, cartas, poemas e lembranças, descobriu que a palavra pode ser abrigo, desabafo e reencontro. Neste livro, a autora reúne versos nascidos do coração, da memória e da delicadeza de sentir o mundo.

Fotos: Vagner Caliman

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

03/08/2026

Arraiá Pisa na Fulô encerra as festividades julinas em Iúna

Encerrando as festividades julinas em Iúna, na última sexta-feira (31) aconteceu o Arraiá Pisa na Fulô com a participação de alunos do CEMEI Prof.ª Maria da Penha Amorim Souza (Casulo), CEI Helena Vieira de Moraes (Pingo), CEI Vovó Orcília, CEMEI CEI Lúcio Antônio da Silva e EMEIEF Prof.ª Dalila de Castro Rios.

O evento, que uniu estudantes, familiares, autoridades e comunidade, contou com o acendimento da fogueira e apresentações de danças preparadas com muito carinho pelas escolas, encantando a todos os presentes.

Teve, ainda, barracas com comidas típicas, brincadeiras, show com Justino Leandro e coroação da Realeza da Pipoca: Davi Oliveira de Souza Basoli (Rei), Olívia Alípio de Lima (Rainha), Miguel Figueiredo Ferreira (Príncipe) e Alice Lima de Souza Correa (Princesa).

O Arraiá Pisa na Fulô é uma realização da Prefeitura de Iúna, por meio da parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Cultura e as instituições de ensino da Rede Municipal de Educação Infantil, onde, juntos, promovem um momento de celebração das nossas tradições, fortalecendo a cultura local, valorizando a educação e incentivando a participação da comunidade na preservação da identidade e da história do município.

Fotos: Vagner Caliman

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

31/07/2026

Dia Mundial da Amamentação alerta para a importância do aleitamento materno

O dia 1º de agosto marca o Dia Mundial da Amamentação, uma data global dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância vital do aleitamento materno nos primeiros anos de vida. A celebração também dá início à campanha Agosto Dourado, que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno, um alimento completo, capaz de suprir sozinho todas as necessidades nutricionais e imunológicas do bebê até os seis meses de idade.

O aleitamento materno exclusivo na primeira hora de vida reduz drasticamente a mortalidade neonatal. Além de proteger a criança contra infecções, diarreias, alergias e doenças respiratórias, o hábito diminui o risco de desenvolvimento de condições crônicas a longo prazo, como obesidade, hipertensão e diabetes na vida adulta.

Para as mulheres que amamentam, o gesto acelera a recuperação pós-parto, reduz o risco de hemorragias e atua como um fator de proteção contra o câncer de mama, de útero e de ovário.

O aleitamento materno deve ser feito, pelo menos, até os seis meses de idade, e de forma complementar com outros alimentos até os dois anos de idade ou mais. A meta global da organização é elevar a taxa de amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida para, pelo menos, 50% em todo o mundo.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

31/07/2026

Alegria e tradição marcam o Arraiá conjunto das escolas Delfino Batista Vieira e Joaquim Cézar

Nessa quinta-feira (30) a EMEF Delfino Batista Vieira e o CEI Joaquim Cézar realizaram um Arraiá com muita alegria e lindas danças preparadas pelos alunos e equipe pedagógica.

O evento foi marcado pela forte participação das famílias, que prestigiaram com entusiasmo as apresentações culturais preparadas com muito carinho. A dedicação de toda a equipe pedagógica e o envolvimento dos alunos transformaram a festa em um momento inesquecível de valorização da cultura popular e de integração entre a escola e a comunidade.

Para abrilhantar ainda mais a festividade, teve o resultado da votação para a Realeza da Pipoca: Igor Fragoso (Rei), Lara Amorim (Rainha), Athos (Príncipe) e Maria Cecília (Princesa).

Teve, ainda, barracas com canjiquinha, caldos, canjicão, quentão, pastel e brincadeira da pescaria. A animação musical contou com show de Justino Leandro.

Fotos: Vagner Caliman

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

30/07/2026

Arraiá Bem Viver reúne participantes do SCFV em um dia repleto de atividades

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Iúna, juntamente com o CRAS, está realizando nesta quinta-feira (30) o Arraiá Bem Viver com os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) do Idoso .

No período da manhã foi realizado um momento de oração, seguido de atividade física dançante, quadrilha e brincadeiras como pescaria, jogo da argola, boca do palhaço e bingo. A programação contou com desfile de trajes típicos, comidas típicas e muita diversão.

À noite a festividade continua, com o tradicional forró – que acontece toda quinta-feira.

Com uma programação repleta de alegria, integração e valorização da terceira idade, o Arraiá Bem Viver celebra a cultura junina e fortalece ainda mais os laços comunitários entre os participantes.

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br