Prefeitura Municipal

15 de novembro: Proclamação da República Brasileira

O Dia da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro, foi um marco na história nacional.

2.065

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 14/11/2022 às 15:06  •  atualizado há 5 horas

O sistema monárquico, em 1889, passava por uma grande crise, havendo um evidente descontentamento com o reinado de Dom Pedro II. Diversos setores sociais exigiam mudança de governo, reivindicando maior participação política e liberdade de direitos.

Um grupo de militares do exército brasileiro, liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, realizou em 15 de novembro de 1889 a proclamação na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, destituindo o imperador e assumindo o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

Por fim, a monarquia constitucional parlamentarista do Império foi encerrada e, por conseguinte, o então chefe de Estado, imperador D. Pedro II, foi destituído, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Fotos

15 de novembro: Proclamação da República Brasileira

https://iuna.es.gov.br/l/cbb27.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade