Todas Notícias
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 11° CONCURSO DE QUALIDADE DO CAFÉ/ES
13/08/2025
O concurso abrangerá três categorias para espécie arábica e uma categoria para espécie Canephora, segundo o preparo do café.
Inscrições, 13/08/2025 a 01/10/2025 a serem realizadas na Secretaria Municipal de Agricultura, na Avenida Aminthas Osório de Mattos, 1181 - Niterói - Iúna ES (Parque de Exposições) no horário das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas.
DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
O cafeicultor deverá apresentar no ato da inscrição para concorrer ao 11° Concurso Municipal de Qualidade do Café, cópia da seguinte documentação:
Documento pessoal com foto; Comprovante de estar em dia com o fisco, apresentar cópia da inscrição de produtor rural, incluindo a última nota de venda da produção agrícola, com data de emissão NÃO ANTERIOR a 01 de janeiro de 2024 e Preencher a ficha de Inscrição.
Premiação total: R$ 30.000,00 (Trinta mil reais)
DO PADRÃO MÍNIMO DAS AMOSTRAS:
Serão admitidos cafés que apresentem os seguintes padrões:
a) Espécie Arábica
I – Preparo: Cereja descascado, desmucilado ou despolpado, café natural e fermentado;
II – Peneira: Bica corrida;
III – Bebida: Pontuação mínima 80 (oitenta) pontos, segundo Specialty Coffee Association of América (SCAA);
IV – Aspecto: Uniforme;
V – Umidade: Igual ou menor à 12,0%;
VI – Safra: 2024/2025
b) Espécie Canephora:
I – Preparo: Categoria única;
II – Peneira: Bica corrida;
III – Bebida: pontuação mínima 80 (oitenta) pontos segundo Specialty Coffee Association of América (SCAA);
IV – Aspecto: Uniforme;
V – Umidade: igual ou menor à 13,0%
VI – Safra 2024/2025.
LOTE, MÍNIMO DE 01 (UMA) SACA DE 60 KG, BENEFICIADO (BICA CORRIDA).
Maiores informações: Consultar o regulamento no site da Prefeitura.
CAFEICULTOR, PARTICIPE DO CONCURSO DE QUALIDADE. VALORIZE SEU PRODUTO!
Setor de Comunicação Institucional
comunicacao@iuna.es.gov.br
Profissionais da Saúde participam de fórum sobre absenteísmo
25/07/2025
A Secretaria de Saúde de Iúna realizou nessa sexta-feira (25) um fórum com seus colaboradores para que eles tomem conhecimento sobre absenteísmo, que é o nome dado quando o paciente falta a uma consulta ou exame já marcados, ou seja, não é a falta de acesso, mas a ato de não usufruir.
O principal objetivo do fórum foi orientar os profissionais da importância de alertar os pacientes na hora dos agendamentos sobre as consequências do não comparecimento, como por exemplo deixar de atender outro paciente que precisava muito do atendimento.
A superintendente regional sul de Saúde Samilla Figueira explicou que entre as principais causas do absenteísmo está o esquecimento por parte do paciente, falha na comunicação entre o serviço de saúde e o usuário, Rede de Atendimento à Saúde fragmentada, melhora do quadro clínico do paciente, agendamento em horário de trabalho, não possuir cadastro atualizado na UBS e vários outros motivos.
As consequências do absenteísmo incluem o aumento da fila de espera, retroalimentação das filas por consultas e exames especializados, o desperdício de recursos públicos e a perda da eficiência da clínica e da gestão.
Segundo a nova portaria nº 065/2025, os municípios não podem ultrapassar 20% de faltas nas consultas já marcadas, podendo sofrer penalidades, já o paciente que não justificar a ausência, poderá ser travada uma nova solicitação por 90 dias. A taxa mundial é de 23%, enquanto a nacional é 25%. O município de Iúna chegou ao final de 2024 com 31,8%, e em junho de 2025 atingiu 26,81%.
Samilla mencionou que os municípios deverão fazer um plano de absenteísmo, a qual passará por monitoramento, e para cada limite ultrapassado dos 20% serão diminuídas as demandas no mês seguinte.
Estiveram presentes a secretária de Saúde Ariadia Provetti, a supervisora do Projeto Acessa + Especialidades Sandra Avelino, o presidente da Câmara Municipal Paulo Henrique Leocádio da Silva, o secretário de Gabinete e Comunicação Raphael Amorim e os vereadores Adilson Luis da Silva e Emmanuel Garcia de Amorim.
Setor de Comunicação Institucional
comunicacao@iuna.es.gov.br