Publicado por: Bruno Almeida Dias - Diretor de Comunicação

Data de Publicação: 10/02/2026 às 11:03:54

Fonte da Informação: Prefeitura Municipal de Iúna

A Prefeitura de Iúna informar que munícipe foi encaminhado, nesta segunda-feira (09), para internação de reabilitação na Santa Casa de Colatina.

O paciente, portador de transtorno esquizoafetivo, dependência química e apresenta quadro de agressividade, contava com o apoio da família e do CAPS de Iúna, recebendo a medicação e tendo a condição controlada e com poucos episódios de crise.

 Há alguns dias, a família alegou que ele não queria mais tomar os remédios, causando, assim, o agravamento do transtorno, o que resultou na sua saída de casa. Andando pelas ruas, gerando medo e insegurança para a população.

O Ministério Público impetrou ação civil pública solicitando a internação compulsória do paciente, ante seu histórico de saúde e de episódios de crise. Uma decisão judicial, expedida pelo Juiz da 2ª Vara da Comarca Iúna, acatou o pedido e expediu liminar, determinando que o Estado do Espírito Santo providenciasse a internação compulsória, e que o Município de Iúna/ES providenciasse o transporte até a instituição. 

O Estado do Espírito Santo recorreu da decisão e o juiz de 1ª instância ratificou a decisão para a internação do paciente, que foi efetivada hoje (09).

O transporte do paciente foi realizado pelo município e a internação pelo Estado, conforme a legislação determina.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

Origem das informações: https://iuna.es.gov.br/

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas: