Publicado por: Bruno Almeida Dias

Data de Publicação: 15/05/2025 às 14:25:13

Fonte da Informação: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública

Alunos do 6º e 7º ano visitam o transbordo municipal para conhecer o processo de coleta e destinação dos resíduos sólidos

Os alunos do 6º e 7º ano tiveram a oportunidade de visitar a estação de transbordo municipal para conhecer mais sobre o processo de coleta e destinação dos resíduos sólidos. Durante a visita, eles aprenderam como a estação funciona como um ponto intermediário crucial no gerenciamento de resíduos da cidade.

Os estudantes puderam observar como os resíduos coletados de diferentes áreas são temporariamente depositados na estação. Lá, eles foram informados sobre a importância da consolidação dos resíduos para otimizar o transporte até o destino final, que pode ser um aterro sanitário, incinerador ou centro de reciclagem.

Além disso, os alunos compreenderam os benefícios ambientais e logísticos de utilizar as estações de transbordo. A visita destacou como esse sistema ajuda a reduzir custos operacionais e as emissões de veículos, tornando a gestão de resíduos mais sustentável e eficiente.

Essa experiência foi enriquecedora e ajudou os estudantes a valorizar a importância de um manejo responsável dos resíduos em sua comunidade.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

Origem das informações: https://iuna.es.gov.br/

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas:


foto noticia

30/06/2025

Arraiá Pisa na Fulô anima noite com danças e tradições em Iúna

Na última sexta-feira (27) aconteceu o Arraiá Pisa na Fulô em Iúna, por meio das secretarias de Educação e de Turismo e Cultura.

Após o tradicional acendimento da fogueira, realizado pelos secretários Breno Oliveira (Educação), Rogério Cézar (Turismo e Cultura) e Raphael Amorim (Gabinete e Comunicação), crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino fizeram apresentações de danças, conforme a seguir.

CEMEI Prof.ª Maria da Penha Amorim Souza (Pula Pipoquinha), CEI Helena Vieira de Moraes (Massa de Mandioca), APAE (Caminho da Roça), CEMEI Casulo (Festa de Interior e Arraiá da Mariquinha), CEI Vovó Orcília (Asa Branca e Eu só Quero um Xodó), EMEIEF Prof.ª Dalila Castro Rios (A Mulher do Sapo e Fogaréu) e CEI Casulo (Festa de Interior).

A animação da noite contou com show de Justino Leandro e praça de alimentação.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

26/06/2025

Saúde em foco: equipe de Iúna é capacitada sobre o uso da PrEP na prevenção ao HIV

Nessa quinta-feira (26) profissionais da saúde de Iúna participaram de um treinamento sobre a prescrição da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PREP), que consiste na tomada de medicações antes da relação sexual como uma das formas de prevenir o HIV. Existem grupos prioritários para a indicação da PREP.

O treinamento foi realizado pela diretora da vigilância epidemiológica Marília Machado, a enfermeira responsável das IST’s Juliana Belo e o diretor da Farmácia Básica Adriano Guedes, onde explicaram que a PREP não é indicada para todos os tipos de pacientes, em sua maioria para homossexuais e transgêneros.

Os medicamentos podem ser usados por demanda (para alguma ocasião específica) ou diário, conforme orientação do profissional, e sempre de 2 a 24 horas antes da relação sexual para homens e 7 dias para mulheres.

A população pode esclarecer dúvida com os profissionais das UBSs que estão prontos para o atendimento e esclarecimentos.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

26/06/2025

SCFV do Idoso promove roda de conversa sobre direitos e proteção no Junho Violeta

Nessa quinta-feira (26) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFV) realizou o segundo encontro para um momento de conversa sobre a campanha Junho Violeta, dessa vez com foco nos direitos da pessoa idosa.

O assessor jurídico Kleber Huguinin Barbosa explicou os três tipos de classificação etária do idoso, sendo elas jovem (60 a 74 anos), meia-idade (75 a 89 anos) e muito idoso ou longevo (acima dos 90 anos), além da importância dessa classificação para políticas públicas e atendimentos adequados. 

Kleber falou ainda sobre o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), alertou que todo idoso tem direito a saúde, transporte, moradia, educação, cultura e lazer, necessita de princípios como proteção integral, prioridade absoluta, dignidade e respeito, participação na comunidade e não ser discriminado. Citou ainda os tipos de violências contra a pessoa idosa e informou os canais de denúncias, que podem ser o Disque 100, Disque Saúde 136, Polícia Militar 190, Ministério Público, aplicativo de Direitos Humanos e o CREAS de Iúna (28) 99921-4794.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br


foto noticia

25/06/2025

Diga não ao trabalho infantil! SCFV e CREAS levam informação e conscientização às crianças e adolescentes

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Criança e do Adolescente (SCFV), juntamente com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizou um momento de conversa com seus alunos sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho).

O encontro contou com a participação da Coordenadora do SCFV Natálya Cézar e dos monitores Andréa Cézar, Nilo Fábio, Jailza Viana e Franciane Barros, além da subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social Fernanda Maria Areas Amorim Montoni.

Na roda de conversa, foram feitas orientações pela coordenadora do CREAS Maria Luiza Mariano Cézar, a assistente social do CREAS Natália Hubner e a Psicóloga Maralins Lopes Rezende sobre o tema, onde explicaram que menores de 14 anos não podem trabalhar, com exceção da condição de aprendiz a partir dos 14 anos, sendo que este não pode atrapalhar a rotina escolar.

As profissionais mencionaram, também, que ajudar nos afazeres de casa, como arrumar o quarto, limpar o chão, lavar louças, entre outros, não é trabalho infantil.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trabalho infantil é quando o trabalho é realizado abaixo da idade mínima permitida e que prejudique o desenvolvimento físico, mental, moral e social da criança. Toda criança e adolescente têm direito à educação, respeito, dignidade, profissionalização, esporte, lazer, convivência familiar, cultura, liberdade, saúde, vida e alimentação.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br



foto noticia

24/06/2025

São João: Tradição de Fé, História e Cultura Popular

O dia de São João é uma festa cristã que celebra o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho, e de acordo com o Evangelho de Lucas (Lucas 1:36, 56-57) João nasceu cerca de seis meses antes de Jesus.

Os pais de João, Zacarias e Isabel, não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los. Durante uma jornada de trabalho servindo no Templo de Jerusalém, o Arcanjo Gabriel apareceu para Zacarias e anunciou que sua esposa iria dar luz a uma criança e que ele deveria chamá-lo de João. Porém, por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, Zacarias perdeu a voz. Após o nascimento da criança, Zacarias escreveu em uma tabuleta: “seu nome é João”. Logo em seguida, Zacarias voltou a falar.

A tradição de festejos para São João, muito popular na Europa, chegou ao Brasil no período colonial, com os portugueses. A festa era chamada de Joanina, mas no Brasil, ela passou a ser junina. Ela foi adaptada aos costumes locais de danças para celebrar as colheitas e as comidas típicas de inverno, com destaque para o milho, de origem indígena. A quadrilha, de origem francesa, foi acrescentada os festejos, bem como o forró.

A fogueira de São João tem relação a tradição de que Isabel havia combinado com Maria (mãe de Jesus), sua prima e que também estava grávida, que no dia do nascimento de João, ela acenderia uma fogueira para anunciar o nascimento do filho, de modo que Maria pudesse ser informada de tão grande acontecimento.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br