Publicado por: Bruno Almeida Dias - Diretor de Comunicação

Data de Publicação: 20/10/2025 às 14:52:47

Fonte da Informação: Prefeitura Municipal de Iúna

Representantes de diversas secretarias de Iúna estão participando, durante todo o dia dessa segunda-feira (20), de uma capacitação com a equipe do 4⁰ Batalhão de Bombeiros Militar/ES (BBM), com o objetivo de preparação para o período chuvoso e possíveis desastres.

A capacitação está sendo mediada pelo Tenente-coronel Comandante do 4º BBM, José Uliana, onde iniciou dizendo que esse é um momento de extrema importância para que cada setor municipal saiba como agir em casos de desastres, como deslizamento de massa e inundações, cada um desempenhando seu papel, pois não é só a Defesa Civil que deve prestar serviços.

O tenente explicou as diferenças entre perigo, risco, ameaça, evento natural, desastre, suscetibilidade, vulnerabilidade, desalojado e desabrigado. Mencionou, também, que a Proteção e Defesa Civil é organizada por meio do Sistema Nacional de Proteção de Defesa Civil (Lei 12.608/2012), falou da importância da construção de muros de talude em áreas de risco de deslizamentos, e que realizar dragagem, derrocagem e contenção do rio são importantes para diminuir os impactos de inundações.

De acordo com o mapeamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil nos dias 15 e 16 de julho de 2014, Iúna possui 11 áreas de risco para deslizamento e inundação, sendo nove na sede, um em Pequiá e um em Nossa Senhora das Graças. No total, 1.560 imóveis e 7.950 habitantes pertencem às essas áreas de risco, o que representa 27,81% da população no ano de 2014.

Os problemas mais graves foram identificados em áreas onde predomina a ocupação desordenada e irregular, com diversas escavações verticais nas encostas naturais, desestabilizando-as e início de obras de casas sem o tratamento do talude de corte, do licenciamento e análise de risco do local.

A Defesa Civil atua em cinco fases para proteger a população e reduzir os efeitos de desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. No entanto, a colaboração de outros setores do município é essencial para ações imediatas de socorro e assistência às vítimas.

Também estiveram presentes o Tenente Feldman e o Subtenente Elifas, da Regional de Proteção e Defesa Civil do 4⁰ Batalhão de Bombeiros Militar/ES e o secretário municipal de Gabinete e Comunicação Raphael Amorim.

 

Setor de Comunicação Institucional

comunicacao@iuna.es.gov.br

Origem das informações: https://iuna.es.gov.br/

Galeria de Imagens:


Notícias Relacionadas: