Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Programa Balde Cheio aumenta a produção de leite no município

No último ano, a produção de leite dobrou de 7.800 litros por dia para 15 mil. Meta é dobrar este número em dois anos

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio
Publicado em 28/05/2014 as 09:13  •  atualizado há 1 segundo

Há pouco mais de um ano, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio desenvolve o programa Balde Cheio com a participação de mais de 30 produtores de leite do município. Nesse período, o projeto já gerou resultados surpreendentes: a produção de leite quase dobrou. Em 2013, eram 7.800 litros produzidos por dia e hoje são 15 mil/dia.

A iniciativa, realizada em parceria com a Embrapa, consiste na adoção de técnicas de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade com o objetivo de aumentar a produtividade de leite, para reduzir custos e agregar novas técnicas e tecnologias para potencializar o rendimento financeiro do produtor participante do programa.

"Queremos aumentar para 100 o número de pecuaristas inscritos no projeto e alcançar uma produção de 30 mil litros de leite por dia. Nosso objetivo é ser o segundo maior produtor de leite do Caparaó até 2016", analisou o secretário de Agricultura, Meio ambiente e Agronegócio, Waldrem Marcelo Oliveira.

O pecuarista José Barbosa, do distrito de Santíssima Trindade, participa do projeto desde o início. Atualmente, ele conta com 20 animais e coloca em prática as informações recebidas para aumentar sua produtividade. "Com a orientação dos técnicos da Prefeitura conseguimos dobrar a produção de leite mesmo diminuindo o número de vacas no curral", contou.

Além disso, a Prefeitura mantém cinco núcleos de inseminação artificial, onde se encontra um banco de sêmen para os produtores de leite das associações melhorarem a genética do seu rebanho.

Os interessados em participar do Balde Cheio podem comparecer à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Agronegócio, localizada na Rua Desembargador Epaminondas Amaral, Centro, e solicitar a visita de um técnico à propriedade. Outras informações pelo telefone 3545-3208.

Programa Balde Cheio aumenta a produção de leite no município