Iunense é finalista do Festival Enchefs Espírito Santo 2022

Nagem Antônio Abikahir é chefe de cozinha profissional/cozinheiro e está entre os três finalistas que concorrem ao Festival Gastronômico com candidatos de todo o Estado.

Por David Florenço, fonte Assessoria de Comunicação
Publicado em 07/04/2022 às 15:23  •  atualizado há 7 horas

No próximo sábado (09), o cozinheiro iunense Nagem Antônio Abikahir pode se tornar o grande vencedor do concurso gastronômico Enchefs 2022. O concurso mobiliza os principais chefes do Estado no intuito de selecionar os participantes que irão concorrer a duas das três vagas do Prêmio Nacional Dólmã, representando o Estado. O Concurso Profissional do Festival ENCHEFS ES 2022 está sendo realizado na EXPO SUL RURAL ES.

Nagem foi para a final com o prato Batata Recheada com Camarão e Mozarela Gratinada. Conforme o chef, “Batata, Tomate e Cebola” representam a terra, a agricultura e a sua origem do Interior do Estado. Já o Camarão representa o Mar. “Foi por onde foi descoberto nosso país, por onde veio meu avô quando chegou ao Brasil vindo do Líbano e representa nossa moqueca capixaba reconhecida nacionalmente e mundialmente”, explicou o chefe.
Ele ainda explicou sobre os outros ingredientes: “O coentro e a salsa representam nossa mata como também a agricultura. Mozarela: oriunda do leite, lembra nossa infância como nossa alimentação base e também representa o interior do Estado com também nossa agricultura. Gratinar a mozarela representa uma forma de protesto contra as queimadas que tanto atingem inúmeras áreas de nossas vidas e também a gastronomia”, finalizou.

O iunense participa da final após concorrer com outros 18 concorrentes e agora disputa com mais dois chefes o título do Festival Enchefs Espírito Santo 2022. A etapa final acontece em, neste fim de semana, sábado (09), durante a programação da EXPO SUL RURAL ES no Pavilhão da Ilha da Luz, Rua Doutor Osiris Almeida de Freitas, Cachoeiro de Itapemirim, ES.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Iunense é finalista do Festival Enchefs Espírito Santo 2022