Iúna inicia a Planificação da Atenção à Saúde para a implantação da Rede Cuidar

A Secretária de Saúde Vanessa Leocádio Adami, esteve presente durante a Planificação e acredita ser um momento muito importante para Iúna

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 13/03/2018 às 19:32  •  atualizado há 2 horas

O município de Iúna iniciou dia 06 de março, as oficinas da Planificação da Atenção à Saúde preparando o município para a implantação da Rede Cuidar.

A planificação à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a atenção primária a atenção especializada em saúde, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

Para isso, os encontros da planificação visam identificar os problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e das Unidades da Rede Cuidar, que serão implantadas, onde será oferecido o atendimento especializado.

As atividades envolvem os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, por isso durante as oficinas, as Unidades estarão fechadas em dias intercalados conforme cronograma. Essa foi a primeira das seis oficinas que têm por objetivo preparar todos os profissionais da pasta, desde os que atuam na área administrativa até os médicos, inclusive técnicos e os que trabalham na manutenção dos ambientes. Os servidores foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro participando na segunda-feira e o segundo, na terça-feira.

A Secretária de Saúde, Vanessa Leocádio Adami, esteve presente durante a Planificação e comentou sobre a ação.

Acredito ser um momento muito importante para Iúna, pois, vai melhorar a qualidade do nosso atendimento. Estamos investindo na saúde para melhor atendermos os usuários desses serviços públicos.

As oficinas tiveram início no mês de março e acontecerão até o mês de outubro deste ano.

O objetivo das oficinas é avaliar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, com a proposição de trabalhos em grupos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

Iúna inicia a Planificação da Atenção à Saúde para a implantação da Rede Cuidar

Treinamento realizado com servidores da Secretaria de Saúde de Iúna

Equipe da Secretaria de Saúde

Mapa de Risco 40